Geral
Publicado em 10/03/2022 às 14:41
EMEF Santa Catarina desenvolve projeto interdisciplinar para estímulo às práticas de leitura
Diversas atividades serão realizadas durante o ano de 2022
Direção e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Catarina da Linha Mendes iniciaram neste mês o Projeto interdisciplinar: intervenção pedagógica na comunidade escolar da Escola Municipal Santa Catarina de Caiçara – RS: estímulo às práticas de leitura e (re) significações culturais.
O objetivo geral do projeto é desenvolver intervenções pedagógicas na comunidade escolar EMEF Santa Catarina, voltadas para a inserção de práticas de leitura, para o estímulo e ampliação da adesão, aquisição de fluência leitora e interpretativa, de forma a naturalizar tal prática como parte da vida diária.
"É comum observarmos entre os estudantes, as dificuldades de concentração, reflexão e interpretação, principalmente após o retorno presencial e o tempo de ensino remoto, resultando em dificuldades nas distintas disciplinas do currículo, denotando necessidades de melhor desenvolver habilidades cognitivas, incrementar o vocabulário, melhorar a linguagem e a comunicação e expressão e, de forma holística, ampliar as visões de mundo" enfatizam os professores.
A diretora da escola, professora Fabiana Regina da Silva, relata que esse projeto se propõe a traçar intervenções, possibilitando aos estudantes uma melhor compreensão e interpretação de si próprios, da sociedade e dos seus processos sociais e históricos “A leitura propicia-nos a ressignificação contínua e a compreensão de nosso inacabamento", diz a diretora.
Dentre as ações/atividades previstas estão:
* Aula quinzenal de leitura – toda a escola para durante o período de 55 minutos para leitura silenciosa e individual;
* Organização de espaços compartilhados de leitura e troca de experiências em leitura – roda de leitura ao ar livre e no ginásio;
* Organização de roteiros e peças de teatro com confecção de cenários na disciplina de artes, a partir de livros lidos;
* Criação de um Clube do Livro, através do qual possa haver trocas, empréstimos, doações e disponibilização de acervo físico e digital de livros de interesse tanto dos estudantes, quanto, das demais pessoas da comunidade escolar.
* Criação de livros individuais e por turma - Geloteca;
* Criação de um Jornalzinho mensal da Comunidade Escolar, construído pelos alunos e professores envolvendo conteúdos de distintas disciplinas e contemplando assuntos de interesse da comunidade escolar, a ser distribuído posteriormente na comunidade.