Menu

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Enart: Rodeio da Querência alcança 5º lugar nas danças tradicionais e 1º lugar no conjunto musical

    Grupo conquista classificação direta para o Enart 2026 após ficar entre os cinco melhores do Estado

    Mais uma vez classificado para dançar a finalissima do Enart no último domingo, 23 de novembro, a Invernada Adulta do CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen, conquistou o 5º lugar na força B modalidade danças tradicionais e, também, o 1º lugar para o conjunto musical que acompanhou a apresentação, encerrando em grande estilo a sua participação no 38º Enart, em Santa Cruz do Sul.

    Com a posição entre os cinco melhores do Estado, o grupo garante classificação direta para a final da edição de 2026. 

    A dançarina Camila Kochenborger, integrante da invernada, destacou a emoção de voltar ao palco do Enart e comemorou o desempenho do grupo. “A apresentação foi linda, muito emocionante. É sempre uma alegria enorme pisar no palco do Enart. Saber que o nosso trabalho alcançou o 5º lugar do Estado é um orgulho sem tamanho. São 40 grupos dançando no sábado, 20 passam para o domingo e, desses, a gente ficou entre os cinco melhores, estamos imensamente felizes", comemoru.

    O Rodeio da Querência esteve no festival ao longo de três dias, com a primeira apresentação realizada na tarde de sábado, 22 de novembro. A performance rendeu ao grupo a vaga para a finalíssima de domingo. No palco, a invernada apresentou a coreografia “A Memória Carreteira”, criação de Ben-Hur de Barros, que reuniu as músicas “Roda Carreta”, “As Últimas Carretas”, “O Canto do Carreteiro” e “Carreta Humana”. O trabalho destacou a simbologia do carreteiro, figura central na formação histórica e cultural do Rio Grande do Sul e da região.

    Camila aproveitou a oportunidade para ressaltar o esforço coletivo de todo o grupo ao longo do ano. “Foi um ano intenso, cheio de desafios e obstáculos, mas o grupo se manteve firme, com o apoio de toda a patronagem, que não mede esforços para nos ajudar. O Enart exige preparação dentro e fora dos tablados, e contamos com uma equipe maravilhosa, que garante alimentação, resolve imprevistos e tem uma coordenação muito empenhada. Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado. Seguiremos buscando resultados ainda melhores e contamos com o apoio da comunidade, que sempre nos ajuda nas promoções e nos apoios financeiros tão importantes”, salinetou a dançarina.

    Leia mais: 

    CTG Rodeio da Querência apresenta A Memória Carreteira neste fim de semana no Enart

    Oito artistas representam a região no Enart 2025 em cinco modalidades individuais

    O Enart 2025 

    Conforme a organização do Enart, mais de 30 mil pessoas acompanharam as apresentações neste ano, que reuniram cerca de 2,5 mil competidores em diversas modalidades individuais e coletivas. O DTG Poncho Verde, de Panambi, da 9ª Região Tradicionalista, foi consagrado campeão da Força A das Danças Tradicionais, enquanto o CTG Estância Velha da Tradição (EVT), de Santana do Livramento, da 18ª Região Tradicionalista, conquistou o 1º lugar na Força B.

    Na Força A, o DTG Poncho Verde apresentou uma coreografia que retratou o gaúcho — homem e mulher do Rio Grande do Sul — no período de 1820 a 1870, abordando a transição entre as épocas primitiva e farroupilha, bem como a relação singular com o cavalo, seu fiel companheiro, e a ligação com a terra, simbolizando a força do povo e a coragem de seguir em frente.

    Já o campeão da Força B, o CTG Estância Velha da Tradição, levou ao público o tema “Amor y Silencio”, que abordou, de forma sensível e humanizada, o Alzheimer — doença que afeta milhões de pessoas e ainda carrega estigma e invisibilidade —, utilizando a arte como meio de conscientização e valorização do cuidado e do acolhimento.

    Durante três dias, o Parque da Oktoberfest reuniu competidores não apenas nas Danças Tradicionais, mas também em modalidades como Danças Gaúchas de Salão, Declamações, Chula, Trovas, Pajadas e Causos, além de apresentações instrumentais, entre outras.

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00