Agro
Atualizado ontem às 15:38
Encontro debate atualização do SIM e inclusão sanitária das agroindústrias em Frederico Westphalen
Evento no STR-FW reunirá poder público, Admau e empreendedores para prestação de contas e diálogo técnico sobre avanços e desafios do setor
Com foco na atualização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e no fortalecimento da inclusão sanitária das agroindústrias, será realizado no dia 5 de fevereiro, às 19h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen (STR-FW), um encontro que reunirá representantes do poder público, da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau), agroindústrias e instituições parceiras.
A iniciativa integra um movimento de prestação de contas e diálogo técnico sobre os avanços e os desafios do setor nos últimos anos. A atividade é promovida pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, em parceria com a Admau.
De acordo com o diretor-executivo da Admau, Eliseu Liberalesso, o principal objetivo do encontro é atualizar informações sobre o funcionamento do SIM e discutir os processos de inclusão sanitária das agroindústrias. O evento também busca ouvir os empreendedores do setor, valorizando suas experiências práticas e identificando demandas que ainda precisam ser transformadas em políticas públicas.
Liberalesso destaca que a atuação da agência, desde a sua fundação, esteve diretamente ligada à organização de equipes técnicas para enfrentar um dos principais gargalos das agroindústrias: a regularização sanitária. Segundo ele, esse trabalho contribuiu, consequentemente, para a ampliação dos mercados, que também era uma das principais dificuldades apontadas ainda no período de criação do Arranjo Produtivo Local (APL) das agroindústrias na região.
— Deve fazer cerca de cinco anos que a Admau firmou esse convênio com o município, auxiliando as agroindústrias a conquistarem equivalências como o Susaf, o Sisbi e, mais recentemente, o Selo Arte, que possibilitam a comercialização além do território municipal. Frederico Westphalen, hoje, é um espelho. Só no SIM já ultrapassou 25 agroindústrias certificadas, enquanto em outros municípios esse número varia entre três e cinco. O que acontece aqui contribui para os demais municípios no que diz respeito à política de agroindústrias — comentou.
O encontro também marca um momento de avaliação do período de vigência do convênio entre o município e a Admau. A proposta é analisar os resultados alcançados nos últimos quatro a cinco anos e apontar aspectos que ainda demandam atenção por parte do município, do Estado ou da União.
Para isso, a Admau tem mobilizado parceiros locais e regionais, como cooperativas de crédito, universidades e outras instituições que mantêm diálogo permanente com o setor agroindustrial. O evento é aberto a produtores, empreendedores, técnicos e demais interessados.