Região
Publicado em 09/10/2025 às 14:42
Escola indígena Fag Kavá conhece processo de tratamento da água da Corsan
Alunos visitaram a Estação de Tratamento 3, responsável por quase 40% do abastecimento de Passo Fundo
O programa Portas Abertas, da Corsan, recebeu na tarde desta quarta-feira, 8 de outubro, professores e estudantes da Escola Estadual Fag Kavá, da Terra Indígena Serrinha, de Ronda Alta. O grupo conheceu o processo de tratamento da água realizado na Estação de Tratamento 3, localizada no bairro São Luiz Gonzaga, em Passo Fundo. A unidade produz cerca de 400 litros de água tratada por segundo, sendo responsável por quase 40% do abastecimento da cidade.
A assistente social da Corsan, Gisiane Lazzaretti explicou que a recepção da comunidade e dos estudantes é uma das formas de a companhia encontrou de estar mais próxima das comunidades onde atua. “Um dos objetivos do programa Portas Abertas é receber alunos para conhecer as instalações da Companhia de forma qualificada e inovadora, sempre respeitando as particularidades do perfil de cada grupo, como a faixa etária e o nível de escolaridade”.
Durante a visita, os alunos conheceram a equipe técnica e tiraram dúvidas sobre os procedimentos e produtos utilizados no processo de potabilização da água. A experiência reforçou o aprendizado prático sobre o tema, já trabalhado em sala de aula.
– Gostamos muito da receptividade, e essa visita complementa nossos estudos iniciados na escola –, afirmou a professora Jaqueline Cantoni.
Instituições de ensino interessadas em conhecer as estações de tratamento de água ou de esgoto da Corsan podem agendar visitas pelo e-mail gisiane.lazzaretti@corsan.com.br.
*Informações Ascom/Corsan