Geral
Atualizado em 02/10/2025 às 16:28
Escola Mathias Balduíno Huppes, de Cristal do Sul, é selecionada e terá ensino médio em tempo integral
Alunos poderão cursar técnicos em Administração e Marketing a partir de 2026
A Escola Estadual Mathias Balduíno Huppes, de Cristal do Sul, passará a oferecer Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) a partir de 2026. O anúncio foi feito pelo chefe da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), João Batista Lima de Souza, em entrevista ao Grupo Chiru. A instituição foi escolhida após avaliação da Secretaria Estadual de Educação e da 20ª CRE.
Assim como nas demais escolas com EMTI, o colégio de Cristal do Sul também ofertará formação técnica aos alunos do nível médio. As áreas definidas foram Marketing e Administração, possibilitando que os estudantes concluam o ensino médio com dois certificados, explica a coordenadora-adjunta da 20ª CRE, Nirlene Silveira.
– O curso técnico é uma opção para o jovem sair com uma profissão, em uma área que ele escolhe entre as disponíveis na escola. Essas áreas costumam estar alinhadas com a vocação do município. O aluno terá as 3 mil horas do ensino médio mais entre 800 e 1,2 mil horas do curso técnico, dependendo da área escolhida, e sairá com duas certificações – detalha.
Escolha por Cristal do Sul levou em conta critérios socioeconômicos
Outras nove escolas da região haviam sido pré-habilitadas para implementar o EMTI em 2026, mas não foram aprovadas nas etapas finais do processo. Conforme o coordenador, a decisão considera diversos fatores, incluindo aspectos socioeconômicos. João cita como exemplo comunidades onde a agricultura é fundamental para a economia e os alunos auxiliam as famílias nas pequenas propriedades.
– Imagine uma escola integral funcionando sete horas por dia. Os pais desse aluno precisariam de outra pessoa para ajudar na propriedade. Reconhecemos a importância do tempo integral, mas precisamos analisar essas situações. Caso contrário, pode ocorrer a transferência de estudantes para escolas regulares de apenas um turno. Sempre ponderamos fatores socioeconômicos para não prejudicar a comunidade – explica João.
Ele salienta que a expansão do EMTI é uma meta da Secretaria Estadual de Educação e reforça os benefícios do modelo, mas defende que a implementação seja feita com cautela e diálogo. “Preferimos não acelerar, mas realizar um processo construído junto com a comunidade. A Mathias já vinha se organizando para o tempo integral há algum tempo”, acrescenta.
Também são avaliados aspectos físicos, como número de salas de aula, espaços para atividades e a estrutura do refeitório e da cozinha, já que no EMTI são servidas quatro refeições diárias.
Escolas da região com EMTI
Com a adesão de Cristal do Sul, a região passa a contar com 13 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Nessas instituições, os estudantes têm acesso a cursos técnicos, quatro refeições diárias, disciplinas eletivas, práticas experimentais e ao Projeto de Vida – conjunto de ações que ajudam o aluno a planejar seu futuro.
Lista de escolas com EMTI na região
- Escola Mathias Balduíno Huppes, Cristal do Sul
- Escola Venina Palma, Palmeira das Missões
- Escola Sepé Tiarajú, em Frederico Westphalen
- Escola Olívia de Paula Falcão, em Erval Seco
- Escola José Cañellas, em Pinheirinho do Vale
- Escola 14 de Maio, em Vicente Dutra
- Instituto 22 de Maio, em Palmitinho
- Escola Polivalente, de Palmeira das Missões
- Escola São Gabriel, em Ametista do Sul
- Escola Eugênio Korsack, em Lajeado do Bugre
- Escola Lucila Nogueira, em Boa Vista das Missões
- Escola Castro Alves, em São José das Missões,
- Escola Visconde de Taunay, em Iraí