Menu

33°

Palmitinho - RS
35° max
19° min

Fechar

33°

Palmitinho - RS
35° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Esporte e Cultura Indígena marcam evento na terra do guarita

    Primeira edição dos Jogos Tradicionais Kaingang, realizada no Setor ABC, faz parte da comemoração do aniversário de 68 anos de Tenente Portela

    A programação dos 68 anos de Tenente Portela teve um momento especial dedicado à valorização da cultura indígena. Foi a primeira edição dos Jogos Tradicionais Kaingang, ocorrido nos dias 22 e 23 de agosto, no Setor ABC da Terra do Guarita. Na organização estiveram o GT Guarita Pela Vida, as escolas indígenas e as lideranças da comunidade.

    A Prefeitura de Tenente Portela apoiou, juntamente com a Prefeitura de Redentrora, e o cacique, Joel Ribeiro de Freitas, e o vice-cacique, Valdir Joaquim, entre outros colaboradores.

    A abertura aconteceu na noite da terça, 22, com a escolha da mais bela estudante das escolas indígenas. Vários grupos, formandos por alunos e professores dos educandários estabelecidos no território Guarita, também fizeram apresentações culturais de dança e teatro. Na quarta, 23, ocorreram as disputas em diferentes modalidades esportivas, entre elas, futebol, cabo de guerra, rústica, corrida da tora, arco e flecha, jogo do tigre, jogo da peteca, bodoque, arremesso de lança e luta corporal.

    O prefeito de Tenente Portela, Rosemar Sala, prestigiou os jogos na quarta, 23. Na abertura, o Governo Municipal foi representado pelos secretários de Administração, Paulo Farias; de Educação, Gicelda Berghetti Denes; e de Assistência Social, Rosangela Fornari. O município de Redentora foi representado pelo prefeito, Marberk Dullis. Várias autoridades regionais também prestigiaram.

    CLASSIFICAÇÃO DO CONCURSO MAIS BELA ESTUDANTE INDÍGENA:
    1º lugar: Yara Bento (Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Antonio Kasin Mig)
    2º lugar: Damares Emílio (Escola Estadual Indígena Ensino Fundamental Davi Rygjo Fernandes)
    3º lugar: Eloísa Mirela Ribeiro de Freitas (Escola Estadual Indígena Ensino Fundamental Bento Pig Góg)

    CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS JOGOS:
    1º lugar: Escola Mukej
    2º lugar: Escola Antonio Kasin Mig 
    3º lugar: Escola Toldo Campinas
    4º lugar: Escola Bento Pig Góg e Escola Gomercindo Ribeiro

    Entre as escolas de ensino médio, o título ficou com o Instituto Estadual Indígena Angelo Manhka Miguel, da Terra Indígena Inhacorá, município de São Valério do Sul. A Escola Estadual Sepe Tiaraju, de Tenente Portela, também participou do evento.

    *Com informações da Ascom Tenente Portela

    None
    No Ar: Super Sequência com . 12:00 - 13:00

    FM
    91,1

    Galpão Chiru

    Alex Nunes - O Barbicacho

    08:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha

    .

    12:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    12:00 - 13:00