Menu

28°

Palmitinho - RS
36° max
21° min

Fechar

28°

Palmitinho - RS
36° max
21° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Evento global de inovação e empreendedorismo chega a FW em outubro

    Meetup para apresentação do SW Frederico acontecerá no dia 06 de setembro, na Vitrola, com entrada gratuita

    O Startup Weekend (SW) é o maior programa de empreendedorismo do mundo e chega a Frederico Westphalen nos dias 07, 08 e 09 de outubro. Trata-se de um evento educacional criativo e colaborativo promovido em todo o mundo e que possui uma metodologia própria. Todos os eventos da Startup Weekend são facilitados por um Facilitador oficial da Startup Weekend, treinado e designado pela Techstars. Em cada local, os SW são realizados por voluntários que têm a missão de organizar e implementar o programa.

    Para apresentar como irá funcionar o SW Frederico e envolver a comunidade no tema de inovação e empreendedorismo, a organização do evento irá promover um Meetup, uma vivência do SW,para que os interessados possam conhecer a metodologia e sentir a energia desse evento tão inovador. O bate-papo irá acontecer de forma gratuita no dia 06 de setembro, às 20h30, no espaço da Vitrola, com lugares limitados. O Meetup irá receber os palestrantes Naiara Atayde e o prof. Getúlio Stefanello, que irão trazer informações sobre a metodologia SW com mediação da Tatiana Candaten, gestora do Sebrae em FW.

    O que é o Startup Weekend?

    O Startup Weekend (SW) é o maior programa de empreendedorismo do mundo. Uma metodologia que surgiu em julho de 2007, criada por Andrew Hyde, nos Estados Unidos, e que reúne pessoas de diferentes áreas - desenvolvimento, negócios, design, etc.- em um fim de semana para desenvolver e lançar ideias de startups em conjunto. A Techstars Startup Weekend é um programa sem fins lucrativos da Techstars, organizado mundialmente por voluntários de comunidades de startups e, agora, chega a Frederico Westphalen/RS. O objetivo é contribuir com os movimentos já existentes de empreendedorismo e inovação e, desta forma, promover o empreendedorismo, fortalecer e capacitar comunidades por meio do aprendizado experimental. Ao longo dos últimos anos, a Techstar já promoveu 7 mil programas em mais de 150 países, desenvolvendo cerca de 19 mil líderes comunitários e impactando mais de 428.000 participantes em todo o mundo.

    Como funciona o SW?

    O SW é um programa de três dias onde aspirantes a empreendedores podem experimentar a vida de uma startup. São 54 horas para a criação de um negócio que vai te envolver por completo(a). Em cada time, temos empreendedores, designers e desenvolvedores que compartilham ideias e experiências que poderão sair da teoria para a prática. O programa é uma imersão durante o fim de semana, com refeições inclusas - dentro do valor pago pelo ingresso e, também, através da ajuda de patrocinadores e apoiadores. Tudo isso para reduzir as distrações e permitir que os futuros empreendedores se concentrem o máximo possível na sua futura criação. O evento começa sexta-feira de noite, dura o sábado todo e termina no domingo ao entardecer. As inscrições para o SW Frederico já estão abertas através do site www.swfrederico.com.br e, durante a inscrição, o participante deve definir através de qual área irá participar: Empreendedores/Negócios, Desenvolvedores/T.I. ou Designers/Área criativa. As vagas são limitadas e a inscrição tem investimento de R$80,00, valor que já inclui as refeições durante o evento.

    O SW Frederico

    A Techstars Startup Weekend chega em Frederico Westphalen/RS para contribuir com os movimentos já existentes de empreendedorismo e inovação no município e região do Médio Alto Uruguai. “Vivenciar o Startup Weekend é transformador para os participantes e para a comunidade que estes estão inseridos, quando falamos em empreendedorismo e inovação. Organizado de forma voluntária e vivendo a força do significado do #givefirst. SWFrederico será meu 9o SW e trazer o SW para Frederico é colocar a nossa cidade entre cidades com visão empreendedoras e inovadoras que compartilham de uma metodologiavalidada mundialmente”, explica Francieli Zanella, Gerente Financeiro do Grupo Haubert no RS, Co-Founder da Plural em SC e Community Leader Techstrar.

    O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi, destaca que “ter um evento desse nível em Frederico Westphalen, nos posiciona no mapa mundial do empreendedorismo e inovação no que diz respeito a eventos voltados a startups, aceleradoras, incubadoras, hubs e demais elos que compõem o ecossistema de inovação. Isso tudo nos mantém conectados com as políticas públicas do estado via Inova RS e alinhado com as Políticas Públicas de Inovação do Município de Frederico Westphalen/RS”.

    "Participei do SW Caxias do Sul, onde tive a imersão na metodologia do evento e a missão de constituir um negócio em 54 horas. Para além da metodologia inovadora e suas dinâmicas, conhecer os mentores (que me inspiram até hoje) foi uma experiência única. Também é importante compartilhar que a experiência de constituir grupos com perfis, interesses e visões diferentes, além de desafiadora, vai ao encontro do desenvolvimento de competências voltadas à educação empreendedora. Resumindo: foi uma experiência memorável", comenta o Prof. Dr. Getulio Stefanello – IFFar/FW.

    Daniela Vargas - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Luciano Belinaso com a participação da equipe de reportagem do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00