Menu

20°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Exposição "Família e Comunidade Pioneira" celebra 100 anos da colonização em Itapiranga

    Mostra no Museu reúne memórias, documentos e objetos que resgatam a trajetória dos imigrantes da Colônia Porto Novo

    O Centro Cultural Almiro Theobaldo Müller (Museu) de Itapiranga recebe desde a última semana visitantes em busca de saber mais sobre a imigração, por meio da exposição itinerante “Família e Comunidade Pioneira – 100 anos (1925–2025)”. O evento marcou oficialmente o início das homenagens ao centenário da colonização que deu origem à Colônia Porto Novo, hoje município de Itapiranga.

    A abertura contou com a presença do prefeito Alexandre Gomes Ribas, equipes da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, servidores, lideranças comunitárias e familiares homenageados. A proposta da mostra é reconhecer “heróis sem estátuas, cujas raízes ainda nos sustentam”, preservando a memória coletiva e fortalecendo a identidade local.

    O acervo exposto reúne documentos, fotografias e objetos históricos, incluindo peças de origem alemã, além de painéis que contam a trajetória dos primeiros imigrantes da comunidade de Linha Chapéu. Em um momento especial, descendentes compartilharam memórias sobre os desafios da chegada, a vida em meio à mata, as perdas e a perseverança que moldaram a história da região. Entre os destaques estiveram a presença de “Vovó Frida”, de 102 anos, e o trabalho de pesquisa de Ana e Agostinho, que resultou em livro e acervo disponibilizados ao público.

    Ao declarar aberta a exposição, o prefeito Alexandre Ribas destacou que a iniciativa integra as comemorações oficiais do centenário e convidou a comunidade escolar e a população em geral a visitar o Museu para conhecer e valorizar as origens de Itapiranga.

    A mostra permanece aberta à visitação no Centro Cultural Almiro Theobaldo Müller, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Agendamentos de grupos podem ser feitos pelos telefones (49) 99193-7474 e (49) 3677-0423.

    *Com informações Ascom/Itapiranga

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: A Voz do Brasil com . 21:00 - 22:00

    FM
    91,1

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    104,3

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00

    FM
    107,9

    A Voz do Brasil

    .

    21:00 - 22:00