Menu

20°

Palmitinho - RS
24° max
20° min

Fechar

20°

Palmitinho - RS
24° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Exposição fotográfica afrocultural marca Semana da Consciência Negra em Seberi

    A exposição será na Prefeitura Municipal, de 18 a 22 de novembro

    A exposição fotográfica “Simplesmente Negro” será realizada no saguão da Prefeitura Municipal de Seberi de 18 a 22 de novembro. A proposta foi da artista e artesã Neiva Maria de Souza, e tem como objetivo envolver a comunidade nas reflexõe à Semana da Consciência Negra, período que marca 20 de Novembro, data que lembra o líder quilombola Zumbi dos Palmares e a luta pela liberdade de seu povo.

    - Esse é o momento de reafirmamos nossa identidade, de mostrar que fazemos parte da história, que contribuímos para a construção do Brasil com nosso trabalho, com nosso suor e com nosso sangue -, destaca Neiva, que vem há pelo menos uma década se dedicando a buscar referências e compartilhar saberes sobre a história do seu povo e os aspectos de vida e resistência de sua raça. “Começamos pensando em fazer algumas fotos reproduzindo cenários característicos do povo negro nos tempos de formação da nossa região, a ideia cresceu, as pessoas que ficaram sabendo incentivaram, a Secretaria de Educação se envolveu e agora estamos contando os dias para iniciar esse espaço que está sendo pensado para promover o debate e a consciência”, acrescenta.

    Esforço coletivo

    A fotógrafa Eliane Candaten é quem assina os ensaios, que vem sendo executados há pouco mais de um mês e já proporcionou um acervo de mais de 2 mil imagens das quais serão selecionadas as mais representativas para a exposição. Os cenários onde as fotografias serão fixadas estão sendo desenvolvidos pela arquiteta Neide Costa. Utensílios de época, roupas e demais itens utilizados todos estão sendo buscados junto à própria comunidade local e regional. Já os modelos que posam para as imagens são os próprios familiares convidados por Neiva que participam voluntariamente. “Todos mundo está se dispondo a ajudar para valorizar esse momento de reflexão e aprendizado coletivo”, acrescenta.

    - Está sendo gratificante e emocionante participar desse projeto, o convívio com a Neiva é um aprendizado constante a respeito de vida, persistência e resistência -, comenta Eliane. “Estamos tendo muita dificuldade em escolher as imagens para a exposição, não apenas porque ficaram muito bonitas, mas pela força do simbolismo histórico e cultural que cada cena reproduzida evoca”, acrescenta.

    A Exposição:

    A Exposição Fotográfica Afro Cultural Simplesmente Negro ficará aberta à comunidade, com acesso gratuito, do dia 18 ao dia 22 de novembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. No dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, funcionará em horário estendido, ficando aberta também no período noturno, até as 21h. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação.

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza com a participação da equipe de Jornalismo do Grupo Chiru

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00