Geral
Publicado em 19/03/2021 às 20:24
Famurs cobra do governador auxílio financeiro para a saúde dos municípios
Prefeitos se reuniram com Eduardo Leite nesta sexta-feira, 19 de março
Em reunião com o governo do Estado nesta sexta-feira, 19 de março, a Famurs e os presidentes das Associações de Municípios do RS cobraram maior auxílio financeiro do Executivo para a área da Saúde. A solicitação foi realizada após deliberação em Assembleia Geral, realizada na última quarta-feira, 17 de março, em que os gestores relataram estar investindo mais do que o previsto, principalmente na atenção básica e em hospitais, resultando em dificuldades financeiras para os cofres municipais.
Na oportunidade, a Famurs pediu a viabilização de novos recursos pelo Estado e que o governador pressione o governo federal na destinação de recursos extraordinários para os municípios. O pedido foi formalizado, em ofício encaminhado pela Famurs para o governo do Estado, na quinta-feira, 18 de março.
De acordo com o governador Eduardo Leite, o Estado tratou com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a liberação de saldos existentes em fundos do Estado e que estão eventualmente parados, como o do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) para que os municípios utilizarem nas despesas relacionadas à saúde. A Famurs questionou a medida, justificando que os recursos dos fundos já são dos municípios e devem ser aplicados em suas respectivas áreas, sendo necessário novas fontes de recursos para sanar as despesas extraordinárias.
Na ocasião, Leite também informou que a Secretaria Estadual de Saúde irá analisar outras possíveis fontes de recursos.
Além do governo do Estado, a Famurs irá articular com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com os senadores gaúchos e deputados federais a possibilidade de garantir mais recursos para a saúde.