Geral
Atualizado em 31/08/2021 às 08:13
Famurs pede tempo para amadurecer posição dos prefeitos sobre a Corsan
Após encontro, prefeitos apresentaram sugestões para serem incluídas nos projetos
Após a Assembleia Extraordinária da Federação das Associações dos Municípios do RS que reuniu cerca de 320 prefeitos, foi encaminhado o pedido de tempo razoável para que os gestores debatam o Projeto de Lei (PL) 211/2021, cabendo a Assembleia Legislativa e o Poder Executivo compreenderem este tempo e maior prazo para discussão do que dispõe sobre o PL 210/2021 que trata sobre a regionalização.
Os prefeitos entenderam não estarem aptos para votarem se são favoráveis ou contrários à privatização, diante da complexidade do tema. Considerando que a decisão por parte do governo é desestatizar a companhia com base no Marco Regulatório do Saneamento e que cabe a Assembleia Legislativa deliberar sobre o tema.
O presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, apresentou durante o encontro uma série de sugestões para serem incluídas aos projetos, em caso de privatização da Corsan. Bonotto disse que os prefeitos aguardam agora a posição do governo e da Assembleia Legislativa a quem cabe efetivamente a decisão sobre este tempo de amadurecimento.
CONFIRA AS SUGESTÕES APRESENTADAS
Projeto de Regionalização:
- Da composição do comitê interfederativo, garantir o protagonismo dos municípios, sendo 50% para os municípios, 40% para o Estado e 10% para os comitês de bacias.
- Estipular um tempo para amadurecer a ideia da regionalização.
Projeto de Privatização:
- Garantia de abastecimento de água e tratamento de esgoto.
- Garantia de tarifa social de acordo com o Cad. Único como forma de contemplar as famílias carentes dos municípios.
- Aumento na Participação dos municípios que adequarem seus contratos de 6% para 10%.
- 5% do valor que o estado obter com a venda da companhia para investimento nos municípios.
- Adequação para evitar aumento real da tarifa, sendo permitida apenas a correção inflacionária do período em prazo razoável de transição.
- Garantia de investimento das ações remanescente após a privatização preferencialmente nos municípios.
- Discussão com o Poder Executivo para em eventual alteração da composição da AGERGS incluir a participação de indicado pelos municípios no Conselho Superior.
- Construir um tempo de estabilidade para os servidores da Corsan que trabalham nas unidades municipais cujo os salários são compatíveis com a função.
* Fonte: Famurs