Menu

18°

Palmitinho - RS
24° max
11° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
24° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Famurs recomenda vacinação dos professores no RS

    Orientação é para que a categoria seja incluída no público prioritário

    Em Assembleia Geral realizada nesta terça-feira, 11 de maio, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) recomendou que os municípios incluam nas prioridades de vacinação a categoria de professores.

    A orientação aos gestores foi feita após a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), em negar o pedido do Ministério Público (MPRS) para suspender a vacinação contra Covid-19 em professores da rede municipal.

    O presidente da Famurs, Maneco Hassen, disse que já existem duas decisões de primeira e segundo graus, que permitem a vacinação de professores. “É possível que o Estado regulamente agora, mas se não houver essa autorização, a Famurs recomenda que os municípios se organizem para tal”, afirmou Hassen.

    Ficou definido que a Famurs emitirá uma nota orientativa a respeito da vacinação dos profissionais, com base na decisão judicial e que levará em consideração a realidade de cada município.

    Aqui na região, o município de Tenente Portela iniciou na segunda-feira, 10 de maio, a imunização de professores e monitores da faixa etária de 40 anos a 59 anos que atuam na Educação Infantil e na Educação Especial. A vacina também está sendo disponibilizada para motoristas do transporte escolar e trabalhadores que desempenham funções como vigias, serviços gerais e domésticas nos educandários. As informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação do município, que já tem inclusive um cronograma para avançar a imunização dos trabalhadores da Educação.

    Municípios exigem distribuição igualitária e proporcional da vacina da Pfizer

    Durante a reunião, os gestores também exigiram a distribuição igualitária e proporcional das vacinas, principalmente das doses da Pfizer, que teve o primeiro lote destinado apenas para as capitais brasileiras devido as condições de armazenamento, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.

    Os presidentes das regionais também manifestaram que é preciso uma postura mais ativa do governo do Estado junto ao governo federal para a distribuição de mais vacinas. A Famurs emitirá em nota a exigência dos municípios e que, caso os mesmos não tenham as condições necessárias de armazenamento do imunizante, que exige um armazenamento entre -25°C e -15°C, que haja compensação de doses dos demais fabricantes.

    * Fonte: Famurs

    Saiba a mais sobre a vacinação em Tenente Portela

    Tenente Portela começa imunizar trabalhadores da educação contra a Covid-19

     

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Estação 91

    Marcinho San

    07:30 - 12:25

    FM
    104,3

    Informativo da Paróquia Santa Terezinha de Palmitinho

    Padre Gerônimo Girardi

    11:10 - 11:25

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00