Menu

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Famurs solicita programa de ampliação de testagem para os municípios gaúchos

    Durante o encontro online, Maneco Hassen reivindicou a criação de um programa de ampliação de testagem para os municípios gaúchos e a distribuição igualitária e proporcional das vacinas da Pfizer

    O presidente da Famurs, Maneco Hassen, se reuniu no final da tarde desta terça-feira, 11 de maio, com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann. Durante o encontro online, Maneco Hassen reivindicou a criação de um programa de ampliação de testagem para os municípios gaúchos e a distribuição igualitária e proporcional das vacinas da Pfizer para todos os municípios do Rio Grande do Sul. “A ampliação na testagem de maneira regular e organizada é fundamental para termos um monitoramento completo da pandemia em todos os municípios do Rio Grande do Sul. E o governo do RS precisa criar condições na distribuição das doses das vacinas da Pfizer o mais rápido possível para aumentar o ritmo de vacinação nos municípios”, ressaltou o presidente da Famurs, Maneco Hassen.

    A secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, confirmou que vai atender o pedido do presidente Maneco Hassen e irá desenvolver um projeto em parceria com a Famurs para o aumento de testes no interior gaúcho. “Sabemos que a testagem realizada de maneira regular ajuda muito no monitoramento e vamos criar um grupo de trabalho com a federação para aumentar o número de testes no interior gaúcho”, destacou Arita Bergmann.

    A secretaria estadual da saúde também se comprometeu em avaliar o envio de vacinas da Pfizer para o interior gaúcho, mas esclareceu que, até o momento, a decisão de aplicar na capital é determinação do Ministério da Saúde. Conforme a secretaria de saúde, há tratativas avançadas com universidades do interior para que possam ser usados os ultrafreezers dessas instituições para o armazenamento das vacinas. A SES esclareceu ainda que o fato de as remessas da Pfizer terem ficado na capital não implicou em menos doses, proporcionalmente, aos municípios do interior. Houve compensação com vacinas de outras marcas.

    O encontro também contou com a participação da prefeita de Cruz Alta e médica, Paula Rubin Facco e da chefe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do RS, Tani Ranieri. 

    *Com informações da Famurs

    None
    No Ar: Bom Dia Chiru com Edinei Dal Asta 05:00 - 08:00

    FM
    91,1

    Clarim Campeiro

    Alex Nunes - O Barbicaho

    05:00 - 07:00

    FM
    104,3

    Novo Dia 104

    Douglas Biguelini

    05:00 - 07:00

    FM
    107,9

    Bom Dia Chiru

    Edinei Dal Asta

    05:00 - 08:00