Menu

31°

Palmitinho - RS
32° max
18° min

Fechar

31°

Palmitinho - RS
32° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Feimate celebra a história de resistência da erva-mate em Novo Barreiro

    Enquanto outros municípios trocaram os ervais pela soja nos anos 1990, município apostou na planta que virou símbolo da economia e identidade local.

    Novo Barreiro se prepara para mais uma edição da Feimate, feira multissetorial que exalta a força da economia local e o protagonismo dos produtores de erva-mate e ervateiras. O evento, promovido pela prefeitura, ocorre de 19 a 23 de novembro e contará com ampla programação cultural, técnica e artística.

    Da resistência à expansão da soja à diversificação da renda

    Será a 11ª edição da feira, que nasceu em 1993 como resposta a um movimento que ameaçava a erva-mate. Como lembra a prefeita do município, Marcia Rodrigues, a década de 1990 foi marcada pela expansão da soja em toda a região, fazendo com que muitos produtores de erva abandonassem o cultivo.

    – Em outros municípios, quando a soja “estourou”, começaram a arrancar os pés de erva-mate. Em vez de seguir esse caminho, Novo Barreiro decidiu investir na erva-mate, fortalecendo um ramo que se tornou símbolo da nossa identidade e da economia local –, destacou a prefeita em entrevista ao Grupo Chiru.

    Desde 2022, o município conta com um programa para incentivar os produtores de erva-mate. A prefeitura repassa aos agricultores 1,2 mil mudas de erva-mate para cada agricultor que se enquadre nas regras do programa.

    – Eles retiram as mudas e vendem pelo bloco de produtor todos os anos. Podem plantar em áreas íngremes, mata nativa e no meio de área de preservação permanente. Em quatro ou cinco anos, a família terá uma renda extra – fala a prefeita.

    Hoje, conforme a prefeitura, 10% da população do município trabalha direta ou indiretamente com a cadeia produtiva da erva-mate, movimentando a economia local. No total, 14 agroindústrias de Novo Barreiro processam e vendem o produto para o consumidor.

    Mais de 80 expositores e shows nacionais

    Se a organização promete erva-mate em abundância para os visitantes, quem for a Novo Barreiro durante a feira também vai poder encontrar produtos de outras áreas da economia local. Ao todo, serão 80 expositores de diferentes segmentos.

    A programação também deve atrair o público regional. Há shows nacionais, como Bruno e Barretto, além de pregação com o pastor Marco Feliciano. Veja em detalhes:

    Programação oficial

    Quarta-feira, 19 de novembro
    17h – Abertura dos stands
    18h – Culto evangélico com o Pr. Marcos Feliciano e o cantor Roberto Marinho

    Quinta-feira, 20 de novembro
    9h30min – Cerimônia de abertura oficial
    13h30min – Palestra “O cuidado de si”, com Claudimiro Prestes, e show com Everton Rodrigues e banda
    14h – Palco Cultural: A produção de leite e seus desafios no cenário atual
    17h – 3ª FEMURU – Festival Municipal e Regional da Canção
    22h – Baile com Banda Flor da Serra

    Sexta-feira, 21 de novembro
    9h – Festival Kids
    10h – Workshop “Erva-mate: além da cuia, suas potencialidades culinárias”
    13h30min – A tecnologia a serviço da agricultura
    15h – Cenários e tendências agronegócios
    16h – O essencial nos primeiros socorros
    22h – Show com Paula Machado
    23h – Baile com PF do Bailão e DJ Kalf

    Sábado, 22 de novembro
    8h30min – Lançamento do livro Novo Barreiro: da história antiga à emancipação
    9h – Sessão solene da Câmara de Vereadores
    10h – Encontro de vereadores com Eduardo Luchesi
    11h – Programa Estadual de Agroindústria Familiar e Cooperativismo
    13h – Encontro Outubro Rosa e Novembro Azul
    14h – O manejo de enxames e alimentação das abelhas
    15h – Baile da 3ª Idade com Musical Companhia da Festa e atividade sobre mobilidade elétrica
    23h – Show nacional com Bruno e Barretto e DJ Kalf

    Domingo, 23 de novembro
    8h – 3ª Rústica de Novo Barreiro/SESC
    9h e 13h – II Rodeio Artístico NB
    16h – Baile com Os Mateadores, Banda Doce Desejo e Banda Cifras

    João Victor Cassol - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Batidão da Chiru com Dani Oliveira 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Sidi Vargas

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Dani Oliveira

    15:00 - 17:00