Segurança
Atualizado em 22/04/2025 às 17:44
Feriado de Páscoa foi trágico para as mulheres no RS
Estado registrou 10 feminicídios no feriado prolongado
O Rio Grande do Sul registrou dez feminicídios durante o feriado prolongado de Páscoa, entre sexta-feira, dia 18, e esta segunda-feira, dia 21. Os casos, ocorridos majoritariamente em contextos domésticos ou com envolvimento de relacionamentos anteriores, revelam uma alarmante onda de violência de gênero.
Os casos mais recentes ocorreram no início da tarde desta segunda-feira, em Pelotas, na região Sul; no domingo, em Serafina Corrêa e Ronda Alta. Outras seis mulheres foram assassinadas na Sexta-feira Santa, em diferentes regiões do Estado.
Em todos os casos, o principal suspeito é um ex ou atual companheiro. Muitos foram presos, enquanto outros foram encontrados mortos após os crimes.
Relembre os casos
Duplo homicídio em Feliz
Um duplo homicídio ocorreu por volta da 1h30min de sexta-feira, 18 de abril, em Feliz, no Vale do Caí. O crime aconteceu no distrito de Arroio Feliz, no interior de uma residência às margens da ERS-452.
As vítimas foram identificadas como Raíssa Müller, de 21 anos, e Éric Richard de Oliveira Turato, de 24 anos. O casal foi morto a facadas pelo ex-namorado de Raíssa, Vinicius Britz, de 27 anos, que não aceitava o fim do relacionamento.
De acordo com a Brigada Militar, o ataque ocorreu na cozinha da residência. O autor do crime foi encontrado caído na piscina da casa, com um ferimento grave na cabeça causado por faca.
Grávida morta a facadas em Parobé
Uma mulher de 25 anos, grávida, foi assassinada a facadas na sexta-feira, dia 18, em Parobé, no Vale do Paranhana. A vítima foi encontrada caída na via pública com diversos ferimentos provocados por arma branca.
Moradores acionaram o 190 após ouvirem gritos e pedidos de socorro. Quando os policiais chegaram, a mulher já estava sem vida. O principal suspeito é o ex-companheiro da vítima, que fugiu após o crime.
Ele se apresentou à polícia em Porto Alegre, acompanhado de sua advogada, e exerceu o direito de permanecer em silêncio. A investigação segue no âmbito do inquérito policial.
Mulher degolada em São Gabriel
Uma mulher de 47 anos foi morta com golpes de faca na região do pescoço pelo ex-companheiro, dentro de casa, no centro de São Gabriel, por volta das 12h de sexta-feira.
O suspeito, de 54 anos, foi localizado na casa de familiares, na Vila Tiaraju. Com ele, a Brigada Militar apreendeu a arma utilizada no feminicídio.
Mulher morta a facadas em Bento Gonçalves
Ainda na sexta-feira, por volta das 15h35min, uma mulher de 54 anos foi morta a facadas em Bento Gonçalves, na Serra. Os golpes, desferidos no pescoço, foram fatais. Uma equipe do SAMU foi acionada, mas a vítima não resistiu. A Brigada Militar prendeu o suspeito, de 64 anos, no local, onde também foi encontrada a faca do crime.
Assassinada a tiros dentro de casa em Viamão
Em Viamão, uma mulher de 50 anos foi assassinada a tiros dentro de casa, no bairro Santa Isabel. O principal suspeito é o ex-companheiro, que fugiu após o crime, deixando a arma no local. A motivação estaria ligada ao término da relação.
Morta a golpes de facão em Santa Cruz do Sul
Em Santa Cruz do Sul, uma mulher foi morta a golpes de facão no bairro Bom Jesus, na tarde de sexta-feira. O ex-companheiro foi preso no local, ferido, e levado ao Hospital Santa Cruz.
Morta a tiros na frente dos filhos em Serafina Corrêa
Talia da Costa Pereira, de 26 anos, foi assassinada a tiros dentro de seu apartamento no Condomínio Bom Sossego, bairro Planalto, em Serafina Corrêa, na noite de domingo, 20. A vítima estava acompanhada dos dois filhos pequenos quando o atirador invadiu o imóvel e efetuou diversos disparos com uma pistola 9mm, atingindo principalmente a cabeça. Ela morreu na hora.
Duas mulheres mortas em Ronda Alta
Em Ronda Alta, no domingo, três pessoas da mesma família foram encontradas mortas em um apartamento no bairro Santa Helena. Um homem de 49 anos matou a mulher, de 41 anos, e a enteada, de 14, a facadas. Após os homicídios, tirou a própria vida com um tiro.
Assassinada a tiros em via pública em Pelotas
Na tarde desta segunda-feira, em Pelotas, uma mulher foi assassinada a tiros no meio da rua, no bairro Liberdade. Ela saía do trabalho quando foi abordada pelo autor do crime e alvejada com pelo menos cinco disparos. A vítima ainda não foi identificada. A Brigada Militar isolou a área, e a Polícia Civil iniciou as investigações para localizar o suspeito.
*Com informações Correio do Povo