Geral
Publicado em 22/07/2025 às 09:29
Festejos Farroupilhas vão homenagear Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa
A cerimmônia de acendimento da Chama Crioula, que dá início efetivamente as atividades dos festejos, será no dia 16 de agosto, em Caxias do Sul
Os Festejos Farroupilhas 2025 foram oficialmente pelo Governo do Rio Grande do Sul, em cerimônia no Palácio Piratini. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, representantes da comunidade tradicionalista, gestores municipais, imprensa e demais autoridades. A edição deste ano tem como tema “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”.
– Valorizar a cultura é, sim, reverenciar a memória de quem trabalhou e trabalha por ela, respeitar a tradição e celebrar nossas manifestações culturais. Mas é também garantir espaço no orçamento para que esse trabalho seja efetivamente apoiado –, afirmou o governador Eduardo Leite.
A presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Denise Gress, destacou que, "os Festejos Farroupilhas são muito mais que uma festa tradicional: são a reafirmação dos valores que nos unem como a bravura, a liberdade, a garra e a resistência".
Leia mais:
Abertas as inscrições do Avançar Tchê - programa de fomento ao tradicionalismo
Tema de 2025 celebra Darcy Fagundes e o rádio
O tema deste ano “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”, é uma homenagem ao radialista, declamador e comunicador que marcou época no tradicionalismo gaúco, no ano de seu centenário, salientando ainda, a trajetória do programa Grande Rodeio Coringa, que completa 70 anos neste ano, desde sua primeira edição em maio de 1955, na Rádio Farroupilha.
A escolha é motivada pela compreensão de que Darcy Fagundes marcou a história da comunicação gaúcha e de como nossa cultura foi lançada à grande mídia, contribuindo para a popularização e valorização dos aspectos regionais e identitários do povo gaúcho.
O tema dos Festejos foi proposto pela Fundação Cultural Gaúcha, a partir da proposta elaborada por Márcia Borges e Irã Pereira.
O patrono dos Festejos Farroupilhas 2025 é Mário Barboza de Mattos, engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico com forte atuação cultural no Estado.
A música-tema, intitulada “O Vaqueano do Rádio”, foi composta pelo grupo Alma Gaudéria e apresentada ao público durante a cerimônia. A canção foi a vencedora da chamada pública promovida pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.
Chama Crioula será acesa em Caxias do Sul
A Chama Crioula, símbolo oficial da Semana Farroupilha, será acesa no dia 16 de agosto, em Caxias do Sul, e percorrerá as 30 Regiões Tradicionalistas antes de chegar ao Palácio Piratini no dia 14 de setembro.
Reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, a Chama representa a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho por sua terra.