Menu

24°

Palmitinho - RS
24° max
13° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
24° max
13° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Festival Atena terá curadoria de especialistas da UFSM nas mostras de teatro e circo

    Raquel Guerra e Jessé da Cruz serão responsáveis pela avaliação dos espetáculos, que estarão concentrados na programação de 26 de junho

    O 12º Festival Atena contará com a participação de dois profissionais com ampla trajetória nas artes cênicas e na formação cultural para integrar a curadoria das mostras de teatro e circo. A atriz, produtora cultural e professora universitária Raquel Guerra e o professor doutor Jessé da Cruz, ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), serão os responsáveis pela avaliação dos trabalhos apresentados nessas categorias.

    A programação do festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, no Salão de Atos da URI, em Frederico Westphalen, com encerramento no dia 30 de junho, no Cine Globo Cinemas. Os espetáculos de teatro e circo estarão concentrados na sexta-feira, 26 de junho.

    Raquel Guerra atua na Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, onde também ministra disciplinas ligadas à legislação e à produção cultural. Sua atuação abrange projetos nas áreas do teatro, circo e audiovisual. Entre seus trabalhos recentes estão a direção do espetáculo Desorquestralha, a iluminação de Pena e a atuação em Tecno Circo. No audiovisual, produziu os vídeos O Circo é para Rir, Femi Clown Sul e Palhaças do Sul. Também atua como parecerista e avaliadora em editais, festivais e revistas culturais.

    Já Jessé da Cruz é professor doutor da UFSM, atuando no Curso de Dança Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o programa de extensão Mojubá e o grupo de pesquisa LabCruzo, voltados às culturas populares, às danças afro-brasileiras e às práticas artístico-pedagógicas comunitárias. Suas pesquisas abordam temas como ancestralidade, corpo negro, culturas periféricas, dança, educação e processos de criação artística, valorizando epistemologias afro-diaspóricas e pedagogias decoloniais.

    A presença dos dois profissionais reforça a proposta do Festival Atena de promover o intercâmbio artístico e a qualificação das produções apresentadas, reunindo artistas, estudantes e grupos culturais de diferentes regiões em uma programação diversificada que valoriza a arte e a cultura.

    Da curadoria

    Aos curadores caberá a missão de avaliar os vídeos das apresentações encaminhados durante o período de inscrições, selecionando os dois trabalhos da categoria circo e os dois da categoria teatro que estarão no palco do festival. Os grupos selecionados receberão, automaticamente, uma premiação de R$ 2 mil por apresentação.

    Na modalidade circo, cinco apresentações atenderam a todos os critérios estabelecidos e estão habilitadas a concorrer à seleção. Já na categoria teatro, oito trabalhos foram habilitados e passarão pela avaliação dos curadores.

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Show Sertanejo com Edinei Dal Asta 12:00 - 16:00

    FM
    91,1

    Sábado Livre

    Sidi Vargas

    12:00 - 16:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    20:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Show Sertanejo

    Edinei Dal Asta

    12:00 - 16:00