Menu

26°

Palmitinho - RS
35° max
19° min

Fechar

26°

Palmitinho - RS
35° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Força-tarefa da Corsan vai corrigir vazamentos de água em FW e Caiçara

    Ação deverá iniciar antes do fim do ano e na sequência irá atender outros municípios da região

    Uma força-tarefa da Corsan vai começar a atuar em Frederico e Caiçara para identificar as perdas físicas de água, tanto no trajeto da captação até a estação de tratamento quanto nos ramais de distribuição das residências.

    O anúncio foi feito pelo Promotor de Justiça da Comarca de Frederico Westphalen, João Pedro Togni, em coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira, 25, após a apresentação da solução pela companhia em audiência pública, a ação deverá ser feita, também, em outros municípios da região, após concluido os trabalhos em FW.

    O MP frederiquense foi acionado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio da Várzea, depois que estudos realizados por técnicos do comitê apontarem que o problema de abastecimento de água nas cidades de FW e Caiçara teria ligação direta com vazamentos da rede da companhia estadual.

    Hoje a perda estimada pela companhia é de 45% da agua captada, 25% dela é de perdas físicas, ou seja, vazamentos ao logo da rede, o trabalho para mitigar o problema deverá iniciar antes do fim de ano. Outros 20%, são considerados perdas comerciais, decorrentes de descontos ou isenções nas tarifas e desvios clandestinos de água. “Essa perda gera ainda mais preocupação pelo MP devido ao período de estiagem que vivemos. A audiência com a participação de representantes da Corsan de Frederico Westphalen, mas também de Porto Alegre. O que se conseguiu foi que a Corsan deverá deslocar para cá uma equipe especializada para constar vazamentos visíveis e invisíveis e corrigi-los ainda neste ano, no mês de dezembro”, disse.

    Para 2021 a companhia deverá trabalhar, também, em ações de limpeza dos reservatórios e leitos dos rios além do desassoreamento, trabalho a longo prazo que será licitado pela companhia.

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Alex Nunes 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Em Pauta

    João Victor Cassol e Delfo de Souza

    09:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Alex Nunes

    10:00 - 12:00