Geral
Atualizado em 13/10/2025 às 10:45
Fortes ventos destelham casas e galpão em Palmeira das Missões
A Defesa Civil avalia se houve microexplosão
Fortes ventos acompanhados de chuva destelharam duas casas e um galpão no interior de Palmeira das Missões durante a madrugada de domingo, 12 de outubro. A Defesa Civil trabalha com a hipótese de microexplosão. Quatro pessoas foram afetadas, mas não houve feridos ou desabrigados.
Os estragos começaram a ser registrados por volta das 6 horas, no Distrito de Santa Rosa. Além das construções danificadas, cerca de 20 árvores quebraram pela força do vento e galhos bloquearam alguns acessos na zona rural do município.
Parte do município ficou sem energia elétrica, por cerca de duas horas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Vergílio Matias, choveram cerca de 60 milímetros nas últimas horas e a estimativa inicial é de que o vento tenha chegado a 100 km/h. Equipes seguem averiguando possíveis estragos no interior e na cidade.
Agora, a Defesa Civil do Estado analisa se o vendaval pode ser classificado como um episódio de microexplosão.
O que é uma microexplosão
A microexplosão acontece quando uma nuvem com elevado acúmulo de água chega ao limite da capacidade, não conseguindo mais suportar esse volume. A água então cai toda de uma vez só, o que favorece a formação de intensas rajadas de vento descendentes (em direção ao solo). Na sequência, o vento se desloca pela superfície de forma horizontal, causando os danos. A área afetada pela microexplosão pode ser de quatro a seis quilômetros.
*Com informações GZH e Defesa Civil