Geral
Publicado em 18/11/2024 às 14:47
Frederico Westphalen celebra o Dia da Consciência Negra com programação especial
Centro da cidade terá exposições, palestras, rodas de samba e capoeira e outras atividades em frente à Catedral Santo Antônio.
Pela primeira vez na história, o Dia da Consciência Negra será celebrado com um feriado em todo o território nacional, no dia 20 de novembro. Para comemorar a data, Frederico Westphalen terá uma programação especial, com uma série de atividades voltadas à conscientização sobre o tema.
A programação inicia às 16 horas e vai até as 19 horas, em frente à Catedral Santo Antônio. Estão previstos espaços para contação de histórias, roda de capoeira, palestra com o professor Samba Sané e roda de samba.
Haverá também exposições, oficinas e mostras durante a tarde. Os temas vão desde a releitura de obras infantis com a temática da consciência negra até a realização de oficinas de tranças.
A programação é organizada por diversas entidades, encabeçadas pelo IFFar-FW, UFSM-FW, Uergs, URI-FW, Associação Cultural Atena, Associação da Diversidade do Médio Alto Uruguai e Capoeira Oxosse.
Confira a programação completa
16 horas: Abertura
16h30min: Contação de histórias
17 horas: Roda de capoeira
18h20min: Palestra “A contribuição dos povos africanos para a formação da cultura brasileira”, com o professor Samba Sané
19 horas: Roda de samba
Exposições sobre: autores negros, livros de autores negros, releitura de obras infantis com a temática da consciência negra e “parece branco, mas é negro”.
Atividades: material gráfico glossário antirracista, mostra “Machado de Assis” e oficina de tranças