Menu

25°

Palmitinho - RS
32° max
18° min

Fechar

25°

Palmitinho - RS
32° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Frederico Westphalen implanta sistema informatizado para regular exames laboratoriais do SUS

    Novo modelo encerra filas durante a madrugada e permite controle em tempo real das cotas disponíveis nos laboratórios conveniados

    A Secretaria Municipal da Saúde de Frederico Westphalen começou a utilizar a partir desta segunda-feira, 3 de novembro, um novo sistema informatizado de regulação dos exames laboratoriais realizados pelo SUS. A mudança, aguardada há mais de uma década, tem como objetivo otimizar o processo de encaminhamento dos pacientes, garantindo mais agilidade e controle sobre as cotas disponíveis nos laboratórios conveniados.

    Com o novo fluxo, a Secretaria busca evitar a peregrinação dos pacientes em busca de atendimento e eliminar as filas durante a madrugada em frente aos laboratórios. Atualmente, o Governo do Estado mantém contrato com sete laboratórios de análises clínicas no município: Laboratório da URI, Laboratório São Lucas, Laboratório Vendruscolo e Dalcin, Laboratório Zanatta, Laboratório Quatrin, Laboratório Denardin e Unolab.

    Até então, os pacientes precisavam carimbar a requisição no Posto Central e buscar atendimento diretamente nos laboratórios — muitas vezes sem sucesso, devido ao esgotamento das cotas mensais.

    Segundo a secretária municipal da Saúde, Suzan Milani, o novo sistema elimina essas dificuldades e torna o processo mais eficiente. “Os exames não são suficientes e sabemos disso, por isso complementamos através do CIMAU. Mas o cálculo para liberação das cotas mensais é feito pelo governo do Estado com base no número de habitantes de cada município. Com a implantação do novo sistema, conseguimos ter controle em tempo real das cotas disponíveis e evitar que o paciente perca tempo procurando onde realizar seus exames”, explicou.

    A iniciativa, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, integra o processo de informatização da rede municipal, desenvolvido pela empresa Digifred Sistemas de Informação. A ferramenta permite que os servidores identifiquem instantaneamente quais laboratórios ainda possuem vagas para coleta de exames do SUS, direcionando o paciente de forma rápida e eficiente.

    O paciente terá até 10 dias para comparecer ao laboratório indicado para o agendamento e a coleta. O não comparecimento acarretará na perda da vaga, que será redistribuída a outro paciente dentro do mês.

    Mutirão marcou o início da implantação

    Para dar início ao novo sistema, a Secretaria da Saúde realizou um mutirão de atendimento no Posto Central na segunda-feira,. No total, 222 pessoas solicitaram exames e 2.655 exames foram autorizados apenas neste primeiro dia.

    Além dos servidores do posto, sete profissionais extras de outras unidades de saúde participaram da ação, junto com dois técnicos da Digifred, que prestaram suporte técnico.

    – Como iniciamos a implantação pelo Posto Central, houve uma aglomeração, mas todas as pessoas foram bem atendidas. Ninguém passou mal, como acontecia diversas vezes quando os pacientes precisavam se deslocar para frente dos laboratórios às 3h da manhã, em dias extremamente frios–, relatou Suzan.

    A expectativa, segundo a secretária, é descentralizar o serviço. Já em dezembro, o novo sistema deverá estar disponível também nas unidades de saúde dos bairros Santo Antônio e Ayres Cerutti, diminuindo a demanda no Posto Central.

    Investimentos complementares pelo CIMAU

    Além dos recursos do Estado, Frederico Westphalen também investe recursos próprios em exames laboratoriais por meio do Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (CIMAU).

    Conforme Suzan Milani, desde o início do ano foram aplicados R$ 290.011,40 em exames pelo consórcio. “Os laboratórios também mantêm convênio com o CIMAU, e os casos que não podem aguardar as cotas do SUS do próximo mês, conforme critérios de urgência ou necessidade de brevidade, recebem encaminhamento para a realização dos exames o quanto antes pelo consórcio”, explicou.

    A implantação do sistema marca um avanço na organização da rede de saúde pública municipal, com reflexos diretos na qualidade do atendimento e na redução das filas, além de garantir mais transparência e eficiência na gestão das cotas de exames.

    *Informações Ascom/FW

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Sul Bandas com Vilmar Luza 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    A Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Vilmar Luza

    17:00 - 19:00