Segurança
Publicado em 05/11/2025 às 14:31
Frederico Westphalen, Iraí e Sarandi estão entre os municípios do RS com menor taxa de latrocínios e homicídios dolosos
Oito municípios da macro norte tiveram redução nos crimes violentos letais e intencionais, segundo Observatório da Segurança Pública
O Rio Grande do Sul fechou o mês de setembro com os menores índices de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) da série histórica. Neste contexto, o Norte do Estado merece destaque. Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública (Oesp), o período de janeiro a setembro de 2025 registrou queda nos latrocínios nos municípios da região e baixa nos números de homicídios dolosos.
Nas cidades de Erechim, Frederico Westphalen, Carazinho, Iraí, Marau, Soledade, Tapejara, Sarandi, Getúlio Vargas, Sananduva e Lagoa Vermelha não foram registradas nenhuma vítima de latrocínio, que é roubo seguido de morte.
A região Norte também registrou baixa de homicídios dolosos em oito cidades da região no mesmo período, sendo que em Iraí, Tapejara, Sarandi e Sananduva a queda foi de 100% dos casos.
De acordo com a delegada regional de polícia, responsável pela 14ª Delegacia de polícia do Interior (14ª DPRI), com sede em Palmeira das Missões, Aline Dequi Palma, a queda expressiva nos números dos municipios da região se deve as investigações qualificadas e a pronta resposta para esse tipo de crime. "Focamos muito em inteligência, investigação qualidificada e um trabalho integrado com os outros órgão de segurança pública, especialmente a Brigada Militar, conseguindo dar um retorno e prendendo os responsáveis dentro de um tempo rasoavelemtne curto", comentou.
A redução geral de mortes violentas no Rio Grande do Sul é explicada pelos investimentos em equipamentos, viaturas e no reforço do efetivo com foco no planejamento, na integração, inteligência e prevenção. Vale destacar que em setembro, o Rio Grande do Sul conseguiu alcançar o índice ONU – abaixo de dez homicídios por ano a cada 100 mil habitantes – em todo o Estado, pela primeira vez desde 2010.