Saúde
Publicado ontem às 17:29
Frederico Westphalen reúne profissionais de 26 municípios em treinamento sobre raiva e febre amarela
Capacitação promovida pela 2ª CRS atualiza equipes da saúde sobre vigilância, prevenção e resposta a zoonoses
Profissionais da área da saúde de 26 municípios da região participam nesta terça-feira, 14 de julho, em Frederico Westphalen, do Treinamento Teórico-Prático do Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva e Vigilância da Febre Amarela. A atividade é realizada no auditório do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Frederico Westphalen e é promovida pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
A capacitação reúne profissionais da Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de atualizar conhecimentos e fortalecer as ações de prevenção, monitoramento e resposta às principais zoonoses que representam risco à saúde pública.
Entre os temas abordados está a vigilância e o controle da raiva. Conforme a médica veterinária da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Gabriela Orosco Werlang, desde 2003 os morcegos passaram a ser os principais transmissores da raiva humana no Brasil.
Segundo a especialista, o vírus circula entre diferentes espécies de morcegos no Rio Grande do Sul, tanto em áreas urbanas quanto rurais. No campo, a doença provoca prejuízos à pecuária, enquanto nas cidades representa risco principalmente para animais domésticos, especialmente os gatos, além de poder atingir seres humanos.
A programação também contempla orientações sobre a vigilância da febre amarela, com foco nas epizootias em primatas não humanos. Os participantes recebem treinamento sobre os procedimentos corretos para identificação e notificação de macacos encontrados mortos ou doentes, além das técnicas de coleta de amostras biológicas destinadas ao diagnóstico laboratorial.
De acordo com a organização, o treinamento integra as ações de qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente da vigilância em saúde, fortalecendo a capacidade dos municípios para prevenir e responder rapidamente a doenças de importância para a saúde pública.
*Informações Ascom/FW