Geral
Atualizado em 05/11/2025 às 15:09
Frederico Westphalen segue com sessões gratuitas da 8ª Mostra Sesc de Cinema
Primeira exibição de novembro aconteceu nesta quarta-feira, 5 de novembro
A 8ª Mostra Sesc de Cinema continua em Frederico Westphalen e região com exibições especiais de 5 a 27 de novembro, trazendo um panorama diversificado e representativo da produção audiovisual gaúcha. O projeto busca difundir e incentivar a linguagem audiovisual, oferecendo reconhecimento e visibilidade a diversas produções em curta, média e longa-metragem. As sessões têm entrada gratuita.
A abertura das sessões de novembro aconteceu nesta quarta-feira, 5 de novembro, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) com exibição de dois curtas-metragens: a animação documental “Nhemongarai”, que aborda o ritual Guarani de nomeação das crianças e purificação das sementes, resistindo ao mundo contemporâneo na aldeia Anhetenguá, e “O Jogo”, filme ficcional de Pelotas, que narra o embate entre uma empregada doméstica e sua patroa em uma conversa que traz à tona as tensões da luta de classes.
A programação pode ser conferida abaixo e também no site www.sesc-rs.com.br/v-mostradecinema/ . Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (55) 3744-7450.
Programação
Quarta-feira, 5 de novembro
13 horas – URI Frederico Westphalen
Nhemongarai (Doc. - Animação, 15 min, Porto Alegre)
Sinopse: O ritual Guarani de nomeação das crianças e purificação das sementes, resistindo às pressões do mundo contemporâneo na aldeia Anhetenguá.
O Jogo (Ficção, 14min, Pelotas)
O embate entre a empregada doméstica Cida e a patroa Mercedes em um domingo à tarde, trazendo à tona as tensões da luta de classes e a decisão de Cida sobre até onde resistir.
Quinta-feira, 6 de novembro
19h15 - Escola Estadual Técnica José Cañellas
Em cartaz:
Mães Atípicas: Quem Cuida de Quem Cuida? (Documentário, 61min, Capão do Leão)
Sinopse: Um olhar realista sobre o universo das mães de crianças atípicas, muitas vezes invisibilizadas pela sociedade, focando na rotina, desafios e amor de cinco mães leonenses.
Sexta-feira, 21 de novembro
19 horas - Sala Multiuso - Sesc/FW
Em cartaz:
Cassino (Ficção, 20min, Porto Alegre)
Sinopse: No inverno da maior praia do mundo, os jovens Daniel, Tando e Soninho invadem casas vazias, e Soninho explica o porquê de seu sumiço.
Cardo (Ficção, 21min, Canoas)
Sinopse: Um soldado brasileiro entra em uma espiral de sangue e vingança em meio ao fim da Segunda Guerra Mundial, em nome de seu amor sacrificado.
A Sinaleira Amarela (Ficção, 20min, Porto Alegre)
Sinopse: Após a destruição da histórica Sinaleira Amarela de Camaquã, a família precisa lidar com os segredos que vovô Gerson, o culpado, esconde.
Quinta-feira, 27 de novembro
13 horas- Centro Cultural de Rodeio Bonito - Rodeio Bonito
Em cartaz:
Não Tem Mar Nessa Cidade (Doc. - Experimental, 22min, Pelotas)
Nhemongarai (Doc. - Animação, 15min, Porto Alegre)
O Casaco (Ficção - Animação, 3min, Rio Grande)
19 horas - Centro Cultural de Rodeio Bonito - Rodeio Bonito
Em cartaz:
Jeguatá Xirê (Ficção-Animação, 7min, Porto Alegre)
O Jogo (Ficção, 14min, Pelotas)
*Com informações Sesc FW