Geral
Publicado em 22/12/2025 às 10:11
Frederico Westphalen vai ofertar quatro cursos no programa RS Qualificação Recomeçar
O município optou por cursos principalmente na área da construção civil
Os secretários municipais da Administração, Ernesto Baggio, e da Indústria, Comércio e Turismo, Diego Bertoletti da Rocha, representaram Frederico Westphalen no ato de assinatura do convênio do programa RS Qualificação Recomeçar, promovido pelo governo do Estado. A solenidade ocorreu no ínicio do mês, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Gilmar Sossella, além de outras autoridades estaduais.
Com investimento total de R$ 38,81 milhões, a iniciativa da STDP tem como objetivo fortalecer a empregabilidade e estimular a retomada socioeconômica do Rio Grande do Sul, por meio da oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional em diversos municípios.
Leia mais:
31 municípios da região são contemplados no programa RS Qualificação Recomeçar
Frederico Westphalen foi contemplado com o repasse de R$ 112.250,00, que serão destinados à Sala do Empreendedor para a execução dos cursos de formação presenciais, conforme o conteúdo programático de cada modalidade.
De acordo com o secretário Diego Bertoletti da Rocha, o programa atende a uma demanda concreta do mercado de trabalho local. “O programa vem de encontro à necessidade de qualificar a mão de obra. O período de execução das formações será o ano de 2026, e os cursos estarão abertos a todos que desejam investir em sua carreira profissional”, destacou o secretário.
Serão ofertadas quatro formações profissionais:
• Qualificação em assentamento de placas cerâmicas – 20 vagas, carga horária de 60 horas;
• Qualificação em costura industrial – 18 vagas, carga horária de 100 horas;
• Qualificação em pintura de obras – 20 vagas, carga horária de 40 horas por turma;
• Qualificação em instalações elétricas – 20 vagas, carga horária de 80 horas.
A iniciativa reforça o compromisso do município e do governo estadual com o desenvolvimento econômico e social, promovendo oportunidades de capacitação gratuita e inclusão no mercado de trabalho.
*Informações Ascom/FW