Geral
Atualizado em 08/05/2025 às 14:51
Fumaça branca no Vaticano: cardeais escolhem o novo papa
Relógio marcava 13h08min no horário Brasília quando fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina. Mundo aguarda agora o anúncio do nome do pontífice.
O novo papa está escolhido. Às 13 horas e 8 minutos, horário de Brasília, desta quinta-feira, 8 de maio, a fumaça branca emergiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais chegaram em um conseno para a definição do novo pontífice da Igreja Católica.
Saiba mais: Leão XIV: novo papa é nascido nos Estados Unidos e tem visão alinhada à de Francisco
Na Praça São Pedro, no Vaticano, milhares de fiéis que acompanhavam o conclave celebraram. Em Frederico Westphalen, os sinos da Catedral Santo Antônio dobraram minutos depois da decisão dos cardeais ter sido anunciada, o que se repetiu em outras cidades da região.
Agora, resta o anúncio do nome do novo papa, que será anunciado na varanda principal da Basílica de São Pedro.
O conclave estava no segundo dia. Nos últimos dois conclaves, em 2013 e 2005, os pontífices também foram escolhidos no segundo dia.
O que acontece enquanto sai a fumaça branca
Logo que a escolha do novo pontífice é finalizada, ainda na Capela Sistina, o escolhido é levado à “Sala das Lágrimas”, onde se veste com a batina branca.
No espaço, o cardeal Dominique Mamberti, faz a pergunta ao eleito: “Como deseja ser chamado?” e o novo papa define seu nome. Em seguida, os 132 cardeais cumprimentam o novo Pontífice e prestam juramento de compromisso ao novo papa.
Após a fumaça branca, o papa leva de 30 a 60 minutos até que faça a aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro.
*Matéria em atualização
**Com informações de GZH