Esportes
Atualizado em 13/05/2025 às 09:49
Futvida desiste da Divisão de Acesso e competição terá 15 clubes em 2025
Primeira SAF do futebol gaúcho comunicou saída à FGF, que convocou reunião extraordinária para definir ajustes no regulamento
A Divisão de Acesso 2025 não contará com os 16 clubes inicialmente previstos. A equipe Futebol com Vida (Futvida), de Viamão, anunciou sua desistência da competição, conforme confirmado oficialmente pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O clube, que é a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no futebol gaúcho, não informou os motivos da decisão e ainda não se manifestou publicamente sobre o caso.
Com a saída do Futvida, a partida de estreia da equipe que seria contra o Bagé, fora de casa foi cancelada, e a tabela da Série A2 passará por ajustes.
A FGF convocou os clubes participantes para um Conselho Técnico Extraordinário, que será realizado de forma on-line na próxima terça-feira, 13 de maio, às 16h. O encontro servirá para alinhar as mudanças no regulamento da competição.
A tendência é que, com a desistência, o Futvida seja automaticamente rebaixado à Terceirona Gaúcha. Como a competição será disputada em turno único, é possível que apenas o último colocado entre os 15 clubes restantes seja rebaixado ao final da primeira fase. No entanto, essa definição será confirmada durante o congresso técnico.
O clube ainda poderá ser julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e corre o risco de ficar até dois anos fora de competições oficiais organizadas pela FGF.
*Informações do Peleia FC