Saúde
Atualizado em 01/07/2025 às 17:20
FW amplia investimentos em medicamentos ofertados nas UBSs
Atualmente 154 medicamentos estão disponíveis gratuitamente
Nos primeiros seis meses de 2025, a Administração Municipal de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, destinou R$ 474.494,35 à aquisição de medicamentos para a atenção básica, um aumento de 73,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram investidos R$ 273.851,42. O valor garante o abastecimento das farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS), assegurando o acesso gratuito da população aos tratamentos essenciais.
Atualmente, estão disponíveis nas unidades 154 medicamentos que integram a REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), elaborada com base na Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), referência para o Sistema Único de Saúde (SUS). A lista reúne medicamentos indicados para o tratamento das doenças mais frequentes, atendendo às necessidades de saúde da população.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Suzan Milani, entre 1º de janeiro a 24 de junho, foram registrados 40.001 atendimentos nas farmácias das UBS — com maior concentração na unidade do Posto Central, que atende o maior número de pacientes diariamente. O número representa um crescimento de 3,83% em relação ao mesmo período de 2024, o que equivale a 1.476 atendimentos a mais.
– Após as consultas, muitos usuários já buscam o medicamento na própria unidade. Temos trabalhado para manter os estoques atualizados, conforme a demanda da comunidade –, afirma a secretária.
Para o prefeito Orlando Girardi, a oferta de medicamentos é um compromisso da gestão com a população: “A saúde sempre foi prioridade em nosso governo. Sabemos que a burocracia atrapalha as vezes, mas estamos empenhados em garantir que os medicamentos estejam disponíveis sempre que o cidadão precisar. O saldo desses primeiros seis meses é positivo”, destacou o prefeito.
UBSs ampliam atendimento e farmácias são reestruturadas
Em junho, a farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio foi reaberta após mais de seis meses fechada. O fechamento, ocorrido em novembro de 2024, foi causado pela falta de atendente de farmácia, o que comprometeu temporariamente o fornecimento de medicamentos básicos à população. O mesmo ocorreu com a UBS do Bairro Aparecida que a partir de junho passou a atender o dia todo.
Outro avanço importante aconteceu na UBS São Francisco de Paula. Desde o final de fevereiro de 2025, a unidade passou a disponibilizar medicamentos antimicrobianos e os controlados conforme a Portaria nº 344/98 – responsabilidade que antes era centralizada apenas no posto de saúde central do município.
De acordo com a gestão pública, a partir de julho deste ano, a UBS Posto Aires também passará a dispensar medicamentos controlados e antimicrobianos.
*Informações Ascom/FW