Região
Publicado em 24/12/2025 às 10:54
FW, Caiçara, Sarandi e Seberi registram falta de água após problemas causados pelas chuvas
Equipes da Corsan trabalham para restabelecer os serviços
Os municípios de Frederico Westphalen, Caiçara, Seberi e Sarandi estão com problemas no abastecimento de água devido o excesso de chuva dos últimos dias na região. De acordo com a Corsan, o fornecimento deverá ser normalizado gradativamente nestes municípios afetados por problemas nos sistemas de captação em razão do excesso de chuvas registrado nos últimos dias.
Em Sarandi, a expectativa da Corsan é de que o abastecimento seja restabelecido a partir do meio-dia desta quarta-feira, 24 de dezembro. Conforme a Companhia, o alto volume de chuva aumentou a turbidez da água bruta no Rio Caturetê, com elevação da presença de lama e matéria orgânica. A condição exigiu a interrupção temporária da captação durante a manhã, ocasionando oscilações no fornecimento.
Já em Frederico Westphalen e Caiçara, a previsão é de que o sistema seja normalizado ao longo do dia. Nos dois municípios, técnicos da Corsan atuam na limpeza do sistema de captação de água bruta no Rio Pardo, que teve a estrutura obstruída por pedras, lama e outros materiais arrastados pela chuva intensa registrada no final da tarde de terça-feira, 23. A obstrução levou à interrupção temporária da captação de água.
Seberi, que também teve o abastecimento interrompido, os moradores deverão ter o fornecimento de água normalizado gradativamente na tarde desta quarta-feira, 24. Equipe de manutenção da Corsan está consertando uma canalização de grande porte (adutora), de água tratada, que se rompeu na Avenida Flores da Cunha e causou o desabastecimento.
A Corsan orienta a população a utilizar seus canais oficiais de atendimento para solicitações, pedidos de informação ou comunicados, o que agiliza a mobilização das equipes e a tomada de providências. Estão disponíveis o aplicativo Corsan, a Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), o telefone 0800 646 6444 e o WhatsApp (51) 99704-6644.