Menu

21°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • FW contabiliza mais de 30 pontos de alagamento e 25 edificações atingidas

    O grande volume de chuva registrado na tarde da segunda-feira, 22, acarretou em perdas materiais em residências e comércios

    O forte temporal registrado na tarde de segunda-feira, 22 de dezembro, provocou alagamentos em 30 pontos na área urbana de Frederico Westphalen de acordo com levantamento da Defesa Civil municipal. O Corpo de Bombeiros, registrou um acumulado de 75 milímetros, sendo que mais de 35 destes choveu em cerca de 15 minutos, já a Defesa Civil reforçou que apesar desta média, em alguns pontos o acumulado passou de 100 milímetros.

    O levantamento da Defesa Civil apontou que 18 residências foram diretamente atingidas pelo temporal, registrando alagamentos e queda de muros, além de sete estabelecimentos comerciais que também sofreram prejuízos. Ao todo, foram identificados cerca de 30 pontos de alagamento na área urbana do município.

    No interior, segundo a Emater Municipal, não houve registro de danos significativos, uma vez que o volume de chuva foi menor em comparação à zona urbana.

    A intensidade das chuvas provocou deslizamentos de terra em pontos específicos e danificou diversas vias na área urbana.

    Durante a manhã, equipes das Secretarias de Obras e Agricultura intensificaram o trabalho de limpeza das bocas de lobo, com o objetivo de evitar novos alagamentos, já que há previsão de mais instabilidade para os próximos dias.

    Leia mais:

    Bombeiros resgatam três pescadores ilhados após subida repentina de rio entre FW e Seberi

    Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos em Frederico Westphalen

    Na manhã desta terça-feira, 23 de dezembro, o prefeito Orlando Girardi, acompanhado do secretário de Planejamento e Coordenação, Valdenir Cadore, percorreu os principais pontos afetados, como as ruas Caí e Campos Elíseos, onde houve avarias no pavimento provocadas pelo adensamento do solo e pela pressão da água dentro das tubulações.

    O secretário de Planejamento e Coordenação, Valdenir Cadore, explicou que parte dos entupimentos na rede de drenagem está relacionada ao acúmulo de materiais de construção, brita, pedras e lixo, o que reduz a capacidade de escoamento das águas pluviais. “A chuva foi fora dos padrões, e mesmo com uma rede nova seria difícil escoar tudo rapidamente. Além disso, a tubulação da cidade é antiga e precisa ser modernizada. Ao longo desses 70 anos de emanciapação muito pouco foi feito com relação ao esgoto pluvial”, destacou Cadore.

    Além dos danos materias, causando prejuízos recorrentes aos moradores nas áreas mais baixas da cidade, os alagamentos compromentem a estrutura viária, danificando as vias públicas e pedestres e podem causar doenças. 

    *Com informações Ascom/FW

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Gislaine Moraes 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Gislaine Moraes

    19:00 - 21:00