Saúde
Atualizado em 05/01/2026 às 09:08
FW divulga as 24 datas de coleta de sangue em 2026
Pessoas de toda a região podem fazer a doação no local que abastece o estoque do hemopasso
Frederico Westphalen contará, ao longo de 2026, com 24 datas de coleta de sangue, um calendário permanente de doações que ampliando o acesso da população regional a esse gesto essencial de solidariedade e cuidado com a vida, que podrá se organizar para fazer a sua doação.
A iniciativa de divulgar já em janeiro o calendário é resultado de uma parceria entre o Hemopasso, de Passo Fundo para onde vai o sangue doado na região, a Secretaria Municipal da Saúde e municípios da região da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) que desde 2025 realizam a ação "Cada gota conta".
As coletas serão realizadas no Posto de Saúde Ayres Cerutti, em datas previamente organizadas para garantir segurança, conforto e praticidade aos doadores. O cronograma prevê ações durante praticamente todos os meses do ano, permitindo que pessoas de toda a região possam se programar e participar.
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, reforçando a importância da participação da comunidade para manter os estoques em níveis adequados e atender hospitais e serviços de saúde da região.
Para doar, é necessário agendamento prévio, que pode ser feito diretamente com o Banco de Sangue, pelo WhatsApp (55) 93619-3718, onde também é possível esclarecer dúvidas sobre critérios e preparo para a doação. O doador pode, também contatar com a secretaria da saúde do seu município, muitos oferecem transporte até Frederico aos doadores.
Confira o calendário de doações em 2026
Janeiro: 14 e 28
Fevereiro: 11 e 25
Março: 11 e 25
Abril: 8
Maio: 6 e 20
Junho: 3 e 17
Julho: 1º, 15 e 29
Agosto: 12 e 26
Setembro: 9 e 23
Outubro: 7 e 21
Novembro: 4 e 18
Dezembro: 2 e 16