Geral
Atualizado em 18/07/2025 às 11:01
FW lança projeto TransBordando para adolescentes estudantes da rede pública
Projeto vai atender adolescentes da rede pública municipal, no contraturno escolar
Na tarde desta quinta-feira, 17 de julho, foi realizado o lançamento oficial do projeto TransBordando, uma iniciativa conjunta das Secretarias Municipais da Educação e Cultura, e de Indústria, Comércio e Turismo. O evento aconteceu no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), local onde o projeto será desenvolvido, sob a orientação da professora e artesã Luciane Vanzin da Rocha.
Registrada na Carteira Nacional do Artesão, Luciane irá conduzir as atividades do projeto, que visa proporcionar formação manual e artística a adolescentes da rede pública municipal, no contraturno escolar.
Durante o lançamento, a secretária de Educação, Maristela Piovesan Freitas, destacou o caráter transformador da proposta. “Queremos resgatar a riqueza do trabalho artesanal entre adolescentes do nosso município e desenvolver competências socioemocionais através do TransBordando, uma resposta sensível e ativa às escutas realizadas junto à comunidade escolar”, afirmou.
A secretária de Indústria e Comércio, Rosana Salton, também enfatizou a importância da iniciativa para o futuro dos jovens. “Serão mais que oficinas. São oportunidades para nossos adolescentes, que vivenciarão experiências que valorizam o fazer manual com expressão cultural, identidade e cidadania”, declarou.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Chester Francescatto e da segunda-dama Isabel Francescatto. Chester parabenizou as secretarias envolvidas e ressaltou a integração entre educação, cultura e desenvolvimento econômico proporcionada pelo projeto.
TransBordando terá madrinha especial
Um dos momentos mais emocionantes do lançamento foi o anúncio da professora Neri Wirt como madrinha do projeto. Conhecida por sua atuação marcante na área da educação, expressão artística e valorização do fazer manual, Neri foi homenageada como inspiração para as adolescentes que participarão da iniciativa. “Sua trajetória como educadora, escritora e artesã é fonte de inspiração viva, e temos absoluta certeza de que será luz para nossas adolescentes, iluminando caminhos, despertando sonhos e incentivando cada uma delas a reconhecer sua própria potência criativa”, enalteceu a secretária Maristela.
Emocionada, Neri agradeceu o convite e expressou sua alegria em fazer parte do projeto. “É uma honra poder contribuir com este sonho e com as adolescentes. Estou feliz em participar dessa construção coletiva de esperança e transformação”, disse.
Participaram também do ato solene direções de escolas, professores, servidores do projeto Frederico em Luz e do projeto Arte, Educação e Cidadania da Escola Municipal Maria Falcon.
*Informações Ascom/FW