Saúde
Publicado hoje às 12:05
FW terá Dia D do Julho Amarelo com testes rápidos para hepatites virais
Ação será realizada na terça-feira, 28 de julho, em todas as unidades de saúde do município, em parceria com o Rotary Club Frederico Westphalen Barril
A Secretaria Municipal de Saúde de Frederico Westphalen promove, na próxima terça-feira, 28 de julho, um dia D alusivo ao Julho Amarelo, campanha de conscientização e prevenção das hepatites virais. A iniciativa ocorre em parceria com o Rotary Club Frederico Westphalen Barril e tem como objetivo ampliar o diagnóstico precoce da doença.
Durante o dia, serão disponibilizados testes rápidos gratuitos para hepatites B e C a toda a população que procurar atendimento nas unidades de saúde do município. O exame é realizado em poucos minutos, de forma sigilosa e segura.
A campanha reforça que as hepatites virais, muitas vezes, não apresentam sintomas, mas podem provocar graves danos ao fígado quando não diagnosticadas e tratadas precocemente. Por isso, a orientação é que a população aproveite a oportunidade para realizar o teste, que são ofertados o ano todo nas unidades de saúde.
Além do diagnóstico precoce, a Secretaria de Saúde destaca a importância das medidas de prevenção, como a vacinação contra a hepatite B, o uso de preservativos nas relações sexuais, a utilização de materiais esterilizados ou descartáveis em procedimentos médicos, odontológicos, estéticos, tatuagens e colocação de piercings, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dentes, alicates de unha e equipamentos utilizados para consumo de drogas.
A recomendação também é procurar atendimento médico sempre que houver suspeita de exposição ao vírus ou surgirem sintomas compatíveis com hepatites.
A ação integra a programação do Julho Amarelo, campanha nacional voltada à conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais, reforçando que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e evitar complicações.