Região
Publicado em 13/11/2025 às 15:54
Gestão de Três Passos busca em Brasília a homologação de aeródromo
Prefeito em exercício e secretários trataram sobre infraestrutura e investimentos junto a órgãos federais
O prefeito em exercício de Três Passos, Rodrigo Ipê, acompanhado dos secretários municipais de Planejamento, Vertner Both e de Transportes, Claudemir Senker, cumpriu uma importante agenda em Brasília nesta semana a fim de viabilizar o funcionamento do aeródromo local.
A comitiva trespassense visitou o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), com o objetivo de avançar nas tratativas sobre o processo de homologação do aeródromo municipal e buscar parcerias e investimentos voltados ao desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária do município e da região.
De acordo com o prefeito em exercício, Rodrigo Ipê, os encontros foram produtivos e estratégicos para o planejamento das próximas etapas. “Saímos dessas reuniões com informações muito relevantes, que colaboram para o planejamento das ações do município voltadas à homologação do aeródromo e, posteriormente, ao seu funcionamento. Temos o compromisso de buscar parcerias e investimentos que impulsionem o desenvolvimento regional, especialmente na área de infraestrutura e mobilidade aérea. O desafio é grande, mas acreditamos que será plenamente superado com o apoio técnico e institucional necessário”, destacou.
Na ANAC, os representantes foram recebidos pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Giovano Palma, e sua equipe, com quem discutiram o andamento do processo de homologação. Já na Infraero, o grupo reuniu-se com o presidente Rogério Barzellay e técnicos da instituição, tratando sobre os trabalhos técnicos necessários para a conclusão da homologação junto à ANAC.
No Ministério de Portos e Aeroportos, a reunião ocorreu com servidores da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), entre eles a coordenadora de Patrimônio Aeroportuário, Ângela Nakahori, o coordenador de Outorgas, Marcelino Almeida Neto, e o coordenador-geral de Projetos, Márcio Maffili. Na ocasião, foram obtidos esclarecimentos sobre o processo de outorga e a possibilidade de investimentos federais no aeródromo de Três Passos, além de discussões sobre políticas da aviação regional previstas no Plano Aeroviário Nacional.
*Com informações Ascom/Três Passos