Geral
Publicado em 15/10/2025 às 11:06
Governo do RS anuncia uniformes para professores da Rede Estadual em 2026
Ação terá investimento de R$ 6 milhões e contemplará mais de 56 mil servidores
Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira, 15 de outubro, o governador Eduardo Leite anunciou a distribuição de uniformes escolares aos professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa, inédita no Rio Grande do Sul, representa um investimento de R$ 6 milhões e contempla professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores das escolas estaduais.
– Todo mundo ficou encantado com os uniformes escolares, algo inédito na Rede Estadual da educação. Os professores também adoraram. Então, nesse Dia do Professor, além do 14º salário pelo atingimento de metas que aprovamos na Assembleia, atendemos o pedido e, para o próximo ano letivo, todos os professores também irão receber uniformes para vestir com todo orgulho a camiseta da educação gaúcha –, afirmou o governador, acompanhado da secretária da Educação, Raquel Teixeira.
A ação atende à solicitação das equipes escolares após a distribuição dos uniformes aos estudantes da Rede Estadual, realizada também de forma inédita neste ano. Serão contemplados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores lotados nas escolas estaduais.
A solicitação
Cada servidor receberá duas camisetas cinzas e uma jaqueta verde, com identificação da Rede Estadual de Educação. O processo de escolha dos tamanhos será feito de forma online, entre 20 de outubro e 9 de novembro, por meio de uma página disponibilizada pela Secretaria da Educação (Seduc). O acesso será realizado com o e-mail institucional @educar, e a retirada ocorrerá nas escolas indicadas.
A secretária Raquel Teixeira destacou que a ação simboliza o reconhecimento do trabalho docente: "Entregar uniformes aos nossos professores é uma forma de reconhecer e valorizar, de mostrar que aqui está um profissional da educação do Estado, uma pessoa dedicada a cuidar do nosso futuro e do que temos de mais valioso, que são os estudantes. É um símbolo do orgulho de ser educador da Rede Estadual", afirmou.
No total, mais de 56 mil servidores serão contemplados. A única exceção são os profissionais das Escolas Tiradentes, que possuem uniforme próprio por estarem vinculadas à Brigada Militar.