Menu

27°

Palmitinho - RS
32° max
17° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
32° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Governo Federal já devolveu R$ 2,3 bilhões às vítimas da fraude no INSS

    Nova fase do acordo vai atender mais de 500 mil beneficiários

    Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos feitos por entidades de classe receberam o ressarcimento dos valores até esta segunda-feira, 27 de novembro. Com isso, chega a R$ 2,3 bilhões o total devolvido pelo governo federal às vítimas da fraude envolvendo associações, sindicatos, entidades de classe e organizações de aposentados e pensionistas.

    Encerrada esta fase, o acerto de contas terá nova etapa.

    De acordo com o balanço mais recente, divulgado pelo instituto, esses valores, corrigidos pela inflação, correspondem aos cerca de 3 milhões e 370 mil pagamentos já emitidos.

    Segundo o INSS, na nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam a análise vão poder aderir ao ressarcimento.

    Em nota, o instituto também informou ter identificado nova irregularidade em pelo menos seis entidades, que usaram softwares para falsificar assinaturas ao responder às contestações dos aposentados e pensionistas.

    A cobrança das mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários estão suspensos desde 23 de abril deste ano, quando a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagraram a chamada Operação Sem Desconto, tornando pública a existência de um “esquema nacional” que lesou milhões de aposentados e pensionistas de todo o Brasil.

    A CGU e o INSS já instauraram 52 processos administrativos de responsabilização contra associações e empresas investigadas por supostamente terem fraudado o instituto, lesado aposentados e pensionistas,  e corrompido com propinas agentes públicos.

    Após identificar a fraude, o governo federal decidiu restituir os aposentados e pensionistas atingidos, desde que se comprometessem a, posteriormente, não entrar com ação contra o governo. Isso não inviabiliza que as vítimas do golpe entrem com ações contra as entidades responsáveis pela fraude.

    *Informações Rádio Nacional 

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Alex Nunes 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza e Dani Oliveira

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Alex Nunes

    10:00 - 12:00