Menu

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

18°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Granizo atinge municípios do norte do RS

    A madrugada foi de temporais com queda de granizo em pelo menos oito cidades do RS

    A madrugada desta quarta-feira, 2 de outubro, foi de temporais com queda de granizo e danos em casa e estabelecimentos de pelo menos seis cidades do RIo Grande do Sul, especialemnte na região norte. Há relatos de danos em Carazinho, Passo Fundo, Pananbi, Ijuí, Coronel Pilar, Santa Rosa, Santa Bárbara do Sul e São Gabriel.

    Em Carazinho, são mais de 150 casas atingidas, de acordo com o Corpo de Bombeiros do município. Ainda segundo a equipe, os chamados são em diversos pontos da cidade e ainda não há um levantamento total dos estragos registrados, sendo que o número de residências atingidas poderá aumentar.

    Em Passo Fundo, os bairros mais atingidos são Zacchia, Leonardo Ilha, Petrópolis e São José. A Defesa Civil municipal afirmou que seguia realizando o levantamento de residências atingidas. 

    O Aeroporto Lauro Kurtz de Passo Fundo sofreu com transtornos devido ao temporal placas de metal, que eram fixadas no concreto, caídas, cones levados para longe com o vento e um cenário de preocupação. No entanto, os danos se deram na área de sinalização externa, no estacionamento e em princípio, as operações de pousos e decolagens não serão afetadas.

    Ainda na região, árvores causaram interrupções na BR-285, no trecho entre Passo Fundo e Mato Castelhano. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e informou que fez a remoção das que haviam caído nos km 278, 280 e 281.

    No Noroeste, em Ijuí, o Corpo de Bombeiros distribuiu lona para três moradores, com residências afetadas pelo temporal. E também auxiliou em corte de árvore que estava obstruindo a BR-285, próximo ao trevo de Pejuçara, em Bozano.

    Em Panambi, pelo menos quatro casas foram danificadas e precisaram de lonas nas linhas Caxambu e Esquina Handte, no interior, segundo a Defesa Civil municipal. Ainda conforme a instituição, houve outros danos em residências, mas os proprietários já possuíam lona em casa, há relatos, também, de empresas afetadas com a queda de granizo. A Defesa Civil municipal não recomenda a colocação de lona em cima da residência, mas sim sobre os móveis, para evitar que a lona seja levada pelo vento ou caia.

    Em Santa Rosa, mais de 80 casas tiveram estragos causados pelo granizo que atingiu a cidade por volta das 05 horas da manhã. Lonas estão sendo distribuídas aos atingidos pelo Corpo de Bombeiros.

    Há também relatos de granizo Santa Bárbara do Sul, no noroeste do Estado, além de São Gabriel, na Fronteira Oeste.

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00