Geral
Atualizado em 30/09/2025 às 15:08
Granizo e ventos fortes deixaram cerca de 30 casas danificadas na região
Defesa Civil distribuiu lonas a moradores; lavouras e rede elétrica também foram afetadas em municípios atendidos pela regional de Frederico Westphalen
Um temporal acompanhado de vento forte e queda de granizo atingiu municípios da região na noite desta segunda-feira, 29 de setembro. Há registros de pedras que chegaram entre 5 e 8 centímetros de diâmetro.
O caso mais grave foi registrado em Boa Vista das Missões, onde pelo menos 25 residências sofreram danos, especialmente no bairro Santa Rosa. O granizo iniciou no local, por volta das 21 horas e durou cerca de 5 minutos. A Defesa Civil distribuiu lonas ainda na noite de ontem para auxiliar as famílias afetadas.
Também hove registro de danos em residências, em Entre Rios do Sul, onde os ventos fortes destelharam algumas casas. O temporal ainda derrubou postes e provocou danos médios na rede elétrica, estradas ficaram prejudicadas pela enxurrada e lavouras de trigo também tiveram prejuízos.
Em Jaboticaba, houve registro de granizo no distrito de Trentin e em áreas próximas à divisa com Boa Vista das Missões, sendo que duas residências foram danificadas. A defesa civil do município esteve no local para suporte as famílias.
São Pedro das Missões registrou chuva intensa com vento e granizo, mas não há relatos de danos em moradias. Situação semelhante ocorreu em Cruzaltense, Ponte Preta e Quatro Irmãos, onde as perdas se concentraram nas lavouras de trigo.
Outros municípios da área de abrangência da 7ª Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa (7ª CREPDEC), com sede em Frederico Westphalen, que atende 60 cidades do norte gaúcho, relataram chuva forte, trovoadas, descargas elétricas e ventos moderados, sem maiores registros de estragos até o momento.