Esportes
Publicado em 09/12/2025 às 14:49
Grêmio oficializa saída de Mano Menezes
Treinador e clube não chegaram a um acordo para renovação; Luís Castro é o favorito para assumir o comando em 2026
Mano Menezes não é mais técnico do Grêmio. O treinador e o clube não chegaram a um acordo para renovação do contrato para a próxima rodada. A saída ocorre após deixar o Tricolor em nono lugar do Brasileirão.
A ideia de renovar com Mano perdeu força pela rejeição da torcida. Mesmo com dificuldades de uma temporada acidentada, com lesões de peças importantes, o rendimento do time decepcionou no fim do Brasileirão.
Antes de ter a saída oficializada pelo Grêmio, o técnico Mano Menezes publicou uma mensagem nas redes sociais na manhã desta terça-feira, 09 de dezembro, se despedindo do clube.
No texto, Mano agradece ao presidente Alberto Guerra e à diretoria que deixou o clube na noite da última segunda, 08 de dezembro, e recorda o período em que assumiu o time.
Anunciado em 21 de abril, Mano esteve à frente do Tricolor em 39 partidas nesta sua segunda passagem pelo clube. Neste período, foram 14 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, 48 gols marcados e 33 sofridos.
O nome mais cotado para assumir o comando da equipe em 2026 é o do português Luis Castro. O técnico já era tratado como o principal candidato antes da oficialização da saída de Mano.
A previsão é de que Luís Castro seja procurado formalmente para que a direção apresente o projeto pensado para o clube. E também ouvir o que o treinador pretende, as ideias do técnico para remontar o grupo de jogadores e algumas posições da comissão técnica.
Por conhecer o futebol brasileiro, e ter montado a base do Botafogo campeão da Libertadores e do Brasileirão, Castro é considerado o candidato favorito para este momento do Grêmio. A expectativa é de que o contato aconteça ainda nesta semana para acelerar a situação.
A questão financeira não é vista como algo complexo de ser resolvido. O ponto central para o avanço ou não da negociação é desenhar como será formado o grupo de jogadores, expectativas do clube para a temporada e a formação da comissão técnica e equipe de apoio.