Esportes
Atualizado em 05/01/2026 às 15:00
Grêmio se aproxima de anunciar Tetê como reforço
Tricolor pagará cerca de R$ 40 milhões para o Panathinaikos, da Grécia, para comprar o jogador.
Após uma longa negociação, o Panathinaikos aceitou a proposta final do Grêmio para comprar o atacante Tetê. As informações são do repórter e colunista de GZH, Eduardo Gabardo. O valor acertado é de 6,2 milhões de euros (R$ 39,6 milhões na conversão atual), com um prazo de quatro anos para o pagamento.
Além disso, o clube da Grécia terá direito a 20% do lucro que o Grêmio tiver se vender Tetê no futuro. Ainda faltam as assinaturas do contrato para o anúncio final da contratação.
O valor que será investido é considerado alto, mas alguns detalhes são levados em conta. O primeiro é o parcelamento de quatro anos para pagar a quantia total. O final do pagamento será apenas em 2029.
Tetê está com 25 anos, tem mercado na Europa e foi um pedido especial do técnico Luís Castro, com quem trabalhou no Shakhtar Donetsk. Ainda de acordo com Gabardo, outro ponto importante é que o Grêmio pretende concentrar o investimento em poucos jogadores, mas com potencial de fazer a diferença na temporada.
Com as saídas de Alysson e Kike Olivera, há o entendimento de que existe a necessidade de um novo atacante de velocidade. Outra questão é que Tetê foi vendido em 2019 pelo Grêmio por um valor superior ao que o clube vai gastar agora.
Desde que saiu do Grêmio, Tetê passou por Shakhtar, Lyon, Leicester, Galatasaray e Panathinaikos. Neste período, disputou 273 jogos, com 56 gols e 36 assistências.
*Informações de Eduardo Gabardo, GZH