Esportes
Atualizado em 07/10/2025 às 10:39
Guarani segue entre os melhores do Estado e aguarda julgamento que pode mudar o rumo do Gauchão 2025
Definição dos confrontos das oitavas depende de julgamento envolvendo a AMF Futsal
O Guarani venceu o Cerro Largo Futsal por 2 a 0 no último sábado, 4 de outubro, no Ginásio Itapagé, com gols de Nicolas e Rikelmy. Com o resultado, o time de Juninho Madruga ultrapassou o adversário na tabela de classificação e encerrou a primeira fase na 14ª colocação.
Essa posição coloca o Guarani nas oitavas de final frente ao Atlântico, clube com a terceira melhor campanha até aqui.
No entanto, a confirmação dos confrontos só deve ocorrer após a quarta-feira, 8 de outubro, quando o ocorre julgamento envolvendo a AMF Futsal e uma suposta escalação irregular, o que pode resultar na perda de seis pontos para a equipe de Marau.
Entenda o caso
Na partida entre AMF e Lokomotiv, realizada no dia 20 de setembro e válida pela 15ª rodada, a equipe de Marau utilizou o goleiro João Paulo na vitória por 8 a 2. O problema é que, em sua última partida pelo Gauchão Série A 2024, no dia 25 de abril de 2025, quando defendia a Yeesco, o atleta havia sido expulso contra o Guarany de Espumoso e, portanto, deveria cumprir a suspensão automática. Dessa forma, ele não poderia ter atuado contra o Lokomotiv.
Segundo reportagem da Tua Rádio Alvorada, de Marau, a AMF alega erro no sistema da organizadora, que deveria ter bloqueado automaticamente a inscrição de jogadores suspensos para o jogo. Como o clube não recebeu nenhuma notificação do sistema sobre a pendência do atleta João Paulo, acabou utilizando o goleiro.
O único da região vivo na Séria A
A Afucs perdeu para a equipe do Sercca, no Ginásio Julião em Seberi, por 4 a 3. Com o resultado, além da eliminação nesta edição, o clube seberiense foi rebaixado a Série B, juntando-se ao Lokomotiv, de Palmeira das Missões, e a ASF, de Serafina Corrêa. Desta maneira, apenas o Guarani segue na elite do futsal Gaúcho em 2026.
*Com informações da Ascom/Liga Gaúcha de Futsal e Tua Rádio Alvorada
**Sob supervisão de Heloise Santi