Geral
Publicado em 27/03/2025 às 09:06
HDP deve ampliar número de leitos de UTI pelo SUS
Atualmente, dos 10 leitos disponíveis na unidade, apenas oito estão cadastrados no sistema público
O Hospital Divina Providência (HDP) busca ampliar o número de leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Atualmente, dos 10 leitos instalados no hospital, oito são destinados ao SUS, enquanto dois são reservados para atendimentos particulares e convênios. A proposta é que nove leitos sejam credenciados pelo SUS, restando apenas um para pacientes particulares e conveniados.
De acordo com o diretor administrativo do hospital, Luis Eduardo Bertoldi, essa ampliação tornou-se viável a partir de adequações estruturais na própria UTI, permitindo que, em vez de apenas um, cinco leitos tenham capacidade para atender pacientes em diálise. "Era uma adequação necessária, pois antes precisávamos manter um leito exclusivo para pacientes que necessitavam de hemodiálise, devido à entrada e saída de água", explicou.
Bertoldi destacou que, além de aumentar a oferta de leitos para a população, a ampliação permitirá que o hospital receba mais recursos, já que a demanda por leitos de UTI no SUS é constante. "O pagamento da UTI não é feito por produção, mas sim pela ocupação dos leitos. Com esse novo credenciamento, além de captarmos mais recursos, garantiremos mais um leito de terapia intensiva para os gaúchos que necessitam de internação, contribuindo para a redução da carência desses leitos no Estado", ressaltou.
Primeiros passos
Nesta semana, uma reunião realizada no HDP marcou o início do processo de solicitação para ampliação dos leitos do SUS. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Suzan Cristini Milani, da servidora Neli Diello, do representante da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), Dionei Vargas, e da equipe do hospital.
Na ocasião, representantes da Saúde municipal e estadual realizaram uma avaliação preliminar do espaço, dos equipamentos e da equipe técnica, atestando que o HDP possui condições adequadas para disponibilizar mais um leito ao SUS. A secretária Suzan já emitiu parecer favorável à solicitação.
Segundo Bertoldi, o próximo passo será a aprovação da proposta pela Comissão Intergestores Regional (CIR), que se reúne mensalmente. Em seguida, o pedido será enviado ao Estado para a regularização do credenciamento do novo leito junto ao Ministério da Saúde.