Saúde
Atualizado em 29/10/2025 às 16:09
HDP é contemplado com novo Ambulatório de Nefrologia pelo Governo do Estado
Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante solenidade no Palácio Piratini
O Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen, foi contemplado com a criação de um novo Ambulatório de Nefrologia, ampliando sua estrutura de atendimento e fortalecendo os serviços especializados oferecidos à comunidade regional. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29 de outubro, pelo governador Eduardo Leite e pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, durante solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O novo ambulatório integra o Programa Assistir – SUS Gaúcho, iniciativa do Governo do Estado que prevê a criação de 62 novos ambulatórios hospitalares em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, com investimento total de R$ 56,1 milhões. O objetivo é ampliar o acesso da população a consultas especializadas, cirurgias gerais e serviços de referência em diversas áreas.
O HDP foi representado no evento pelo administrador e representante legal, Luis Eduardo Bertoldi que reafirmou a importância da conquista no aumento do número de primeiras consultas, ou seja, o número de pacientes atendidos. “Este novo ambulatório permitirá ampliar o número de atendimentos e fortalecer o cuidado aos pacientes renais, garantindo continuidade e qualidade no tratamento. É um reconhecimento ao trabalho que o hospital vem desenvolvendo há mais de 15 anos na área da nefrologia”, destacou o administrador, que estava acompanhado pela enfermeira responsável técnica da Clínica de Hemodiálise, Jéssica Borges, e pela gestora de Recursos Humanos, Poliana Grudka.
Com atuação consolidada desde 2006, o Hospital Divina Providência mantém uma clínica renal especializada, que foi habilitada em 2016 como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia, oferecendo serviços de Hemodiálise e Diálise Peritoneal.
O governador Eduardo Leite lembrou que o investimento integra o SUS Gaúcho, programa estratégico que destina R$ 1 bilhão a mais do que o previsto no orçamento estadual da saúde até o fim de 2026. “Temos responsabilidade com a sustentabilidade fiscal, mas também ousadia, porque estamos colocando um bilhão de reais a mais até o final deste mandato, fortalecendo a estrutura hospitalar e ampliando o acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou o governador.
A implantação do Ambulatório de Nefrologia, no Hospital Divina Providência é mais um passo para a consolidação da rede integrada de cuidado com o paciente renal, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento contínuo.
Além de Frederico Westphalen o Hospital de Caridade de Ijuí também foi habilidade para o atendimento em nefrologia.