Menu

25°

Palmitinho - RS
32° max
18° min

Fechar

25°

Palmitinho - RS
32° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • HDP: situação de superlotação e pedido de apoio à comunidade

    Administração apresentou dados atualizados da casa de saúde de Frederico Westphalen

    O governador Eduardo Leite, na última sexta-feira, 5 de março, manteve o Estado do Rio Grande do Sul em bandeira preta, sem sistema de cogestão. No Rio Grande do Sul, a alta taxa de internações é agravada pela velocidade cinco vezes superior na variação diária de hospitalizações.

    Com dados que se modificam a cada minuto, o presidente do Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen, Jaime Vitalli, e a diretora geral do HDP, Roselei Enderle, comentaram sobre os números atuais da casa de saúde. Além disso, agradeceram a todos os esforços da comunidade com doações, seja pela mobilização de empresários ou por pessoas que doam itens de higiene, entre outros.

    De acordo com o presidente a situação é preocupante, pois as demandas requerem valores significativos, e frisou que mesmo nessa situação a prioridade da equipe é salvar vidas. “Como somos um hospital de referência regional, é importante que esses municípios circunvizinhos que as vezes mandam seus munícipes pra cá, que também nos acolham com um valor monetário, porque nós recebemos, vamos tratar da saúde deles, mas também precisamos que a sensibilidade desses prefeitos venha no momento financeiro também”, comentou o presidente, solicitando apoio da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) para essas tratativas com os municípios.

    Em relação as ocupações de leitos clínicos e UTI, a diretora geral apontou que o hospital está no estágio de superlotação. “Nós temos uma UTI de 10 leitos e estamos com 15 pacientes. Ou seja, é superlotação mesmo. A gente pede a população que antes de vir ao HDP, principalmente a população dos outros municípios, que entrem em contato conosco, que não venham direto ao hospital. Pois, uma coisa muito importante, é que as outras comorbidades não sumiram, como muitos pensam, elas continuam. Nós isolamos todo um andar para leito Covid, leito clínico. Mas precisamos do apoio de todos”, comenta a diretora.

    Para quem estiver com sintomas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde responsável pelos exames de Covid em seu município.  Hoje, o boletim do HDP, atualizado às 8 horas, apontava que a casa de saúde estava com 15 pacientes em UTI e 28 em leito clínico. As idades dos internados na UTI variam de 20 a mais de 80 anos.

    Os entrevistados também parabenizaram a equipe do Hospital Divina Providência pela dedicação em salvar vidas. Confira a entrevista:

    None
    No Ar: Boteco da Chiru com Gislaine Moraes 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    22:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Gislaine Moraes

    19:00 - 21:00