Saúde
Atualizado em 31/10/2025 às 13:46
Hospital de Rodeio Bonito terá ambulatório de Urologia
Unidade especializada permitirá a realização de procedimentos como litotripsia
Na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, em cerimônia no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciaram a criação de 62 novos ambulatórios especializados em hospitais do Rio Grande do Sul, um deles no Hospital São José de Rodeio Bonito.
A Associação Hospitalar São José (AHSJ) receberá investimentos para a implantação do Ambulatório de Especialidade em Urologia/Litotripsia. Os procedimentos na área começaram ainda em agosto, na casa de saúde, que desde então vem ofertando o serviço com cirurgias de litotripsia a laser para tratamento de cálculos renais e ureterais. O procedimento é moderno, minimamente invasivo e realizado sem cortes, por via endoscópica, utilizando materiais e equipamentos apropriados, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A casa de saúde esteve representada na solenidade pelo presidente Moisés Tomazoni, pela coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marly Vendrusculo, e pelos prefeitos de Rodeio Bonito, Paulo Duarte; de Cristal do Sul, Alexandre Costa; de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro; e de Liberato Salzano, Gilson de Carli.
No início da solenidade, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, enfatizou a qualidade dos serviços prestados, reforçando a importância de que cada instituição aperfeiçoe sua gestão. “O papel do governo é apoiar quem trabalha com compromisso e responsabilidade”, destacou.
Após sua manifestação a secretária convidou o presidente do Hospital São José, Moisés Tomazoni, para relatar como tem sido o trabalho da instituição após as melhorias. “Temos muitos motivos para agradecer e hoje estar aqui, trazendo nosso exemplo. Diante das dificuldades enfrentadas, é fundamental lembrar que hoje podemos realizar um planejamento financeiro e orçamentário nos hospitais devido ao compromisso do Governo do Estado e da Secretaria Estadual da Saúde. Estamos há 82 meses recebendo os repasses em dia pelo Estado, sem atrasos. Vocês têm mudado a realidade da saúde do interior, proporcionando um atendimento mais próximo, sem a necessidade constante de encaminhamentos para grandes centros de saúde”, frisou o presidente Tomazoni.
Com o novo Ambulatório de Urologia, o hospital poderá realizar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças do sistema urinário, além de procedimentos especializados, como a litotripsia, utilizada para fragmentar cálculos renais por ondas de choque, evitando cirurgias invasivas.
Os procedimentos são conduzidos pelos urologistas Paulo Cerutti Franciscatto, da AHSJ, e Felipe Otesbelgue e Gabriel Weiss, da Clínica de Serviço Avançado de Urologia (SAU), de Passo Fundo.
Os novos ambulatórios somam um investimento de R$ 56,1 milhões e têm como objetivo ampliar a oferta de serviços de referência para a população gaúcha, facilitando o acesso a consultas especializadas, cirurgias gerais e outros atendimentos de média complexidade.
Além da Urologia, a AHSJ oferece atendimento em oito especialidades e quatro ambulatórios, inovando nas tecnologias utilizadas para cuidar da comunidade.
*Com informações de Ascom AHSJ
**Sob supervisão de Heloise Santi