Saúde
Atualizado em 04/11/2025 às 11:34
Hospital de Tenente Portela terá ressonância magnética para realizar 3 mil exames anuais
Convênio para compra do equipamento foi assinado nesta segunda-feira, 3 de novembro
Com R$ 6 milhões investidos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), o Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, vai adquirir e instalar um aparelho de ressonância magnética. O convênio para o repasse dos recursos foi assinado nesta segunda-feira, 3 de novembro, pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e pela presidente da Associação Hospital Beneficente Santo Antônio, Mirna Braucks, entidade gestora do hospital.
O novo equipamento permitirá a realização de cerca de 3 mil exames por ano, atendendo pacientes do município e de toda a região. “Tenente Portela é uma referência de atendimento no norte do Estado, além de abrigar programas como o SER Mulher, o Saúde 60+ e o Ambulatório da Saúde Indígena”, destacou Arita Bergmann.
Os valores integram o programa Avançar Mais na Saúde, que visa qualificar e ampliar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. Com esse novo aporte, o investimento total do Estado no hospital chega a R$ 17,1 milhões, somando projetos já concluídos e outros em andamento.
Antes, os pacientes que precisavam de exames de ressonância magnética precisavam se deslocar até Frederico Westphalen, a cerca de 50 quilômetros, para serem atendidos. Com o novo equipamento, esse deslocamento não será mais necessário.
O prefeito de Tenente Portela, Rosemar Sala, participou da cerimônia de assinatura por videoconferência e destacou a importância do investimento. “O apoio do Estado tem mudado a realidade do município com os recursos que chegam. Só temos a agradecer.”
O Hospital Santo Antônio também passará a ser referência em ressonância magnética para os 25 municípios que compõem a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, ampliando o acesso ao diagnóstico por imagem em toda a região.