Saúde
Publicado em 23/07/2025 às 15:28
Hospital Divina Providência cobra do Estado ampliação de serviços de alta complexidade
Em reunião com a secretária Arita Bergmann, direção do HDP reforçou necessidade de investimentos em Oncologia e Hemodiálise para a região
Representantes da Diretoria do Hospital Divina Providência (HDP) estiveram na Secretaria Estadual da Saúde, na terça-feira, 22 de julho, para apresentar demandas prioritárias que visam fortalecer a assistência hospitalar de média e alta complexidade em Frederico Westphalen e região.
O encontro com a secretária Arita Bergmann e a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE), Lisiane Wasem Fagundes, teve como pauta central a ampliação da capacidade do setor de Hemodiálise — atualmente com 24 pacientes por turno — e a implantação do serviço de Oncologia, considerado urgente pelos gestores da saúde diante da demanda regional crescente e da necessidade de evitar deslocamentos para municípios distantes.
Também foram discutidas novas referências de atendimentos ao HDP, alinhadas ao Plano Estadual de Saúde e às necessidades dos 31 municípios que integram a área de abrangência da instituição.
Durante a reunião, a diretoria do HDP ainda oficializou o convite para a abertura do Simpósio de Nefrologia do Noroeste Gaúcho, evento que acontece no dia 29 de agosto, em parceria com a URI/FW.
Sobre o HDP
Fundado em 1947, o Hospital Divina Providência é referência regional em saúde pública e presta serviços de urgência e emergência, centro obstétrico, UTI, centro cirúrgico, unidade de hemodiálise, setor de psiquiatria, entre outros. A instituição é mantida por entidades religiosas e atua em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).
*Com informações Ascom/HDP