Saúde
Atualizado em 29/12/2025 às 15:02
Hospital Divina Providência renova contratos médicos e afasta risco de desassistência à comunidade
Acordo foi firmado no fim da tarde de sexta-feira, após decisão anterior do corpo clínico de não renovar vínculos
O Hospital Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen, confirmou na tarde desta sexta-feira, 26 de dezembro, a renovação dos contratos médicos, garantindo a manutenção integral dos atendimentos à população do município e da região. O acordo foi definido após reunião entre a Direção da instituição e o corpo clínico.
Com a decisão, ficam asseguradas as escalas médicas e afastado o risco de interrupção dos serviços hospitalares a partir de janeiro de 2026. Segundo o hospital, a definição ocorreu por meio do diálogo entre as partes, com foco na continuidade da assistência, na segurança dos pacientes e na valorização dos profissionais.
A Direção do HDP informou ainda que, nos próximos meses, pretende seguir implementando melhorias na gestão interna, com medidas voltadas à organização administrativa, fortalecimento da governança e maior eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços de saúde.
Impasse anterior
Antes do acordo, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) havia divulgado, que os médicos que atuam no hospital haviam decidido não renovar os contratos, que se encerram em 31 de dezembro. A decisão teria sido tomada em Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite de terça-feira, 23 de dezembro.
Na ocasião, o Simers alertava para o risco de desassistência à população a partir de 1º de janeiro de 2026. Conforme o sindicato, 28 contratos de sobreaviso e plantões, envolvendo seis especialidades — anestesia, cirurgia geral, obstetrícia, pediatria, traumatologia e clínica médica — estavam em fase de encerramento.
Os médicos alegavam falta de avanço nas negociações com a direção do hospital, especialmente quanto à reposição inflacionária e à estabilidade contratual. O sindicato informou ainda que a instituição havia sido comunicada formalmente, em novembro e dezembro, sobre a necessidade de negociação.
Atendimento garantido
Com a formalização do novo acordo nesta sexta-feira, o Hospital Divina Providência reafirma que o atendimento segue normalizado, mantendo o funcionamento das especialidades e o compromisso com a assistência hospitalar à comunidade regional inclusive no sobreaviso.
A direção da instituição em nota agradeceu a compreensão da população e reforçou que seguirá atuando de forma responsável para garantir a continuidade dos serviços e o cumprimento de sua missão filantrópica.