Geral
Publicado em 08/11/2025 às 09:52
IBGE apresenta em Seberi dados sobre gestão municipal com destaque para os eventos climáticos
Evento marca a divulgação da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2024
Seberi será palco, na próxima segunda-feira, 10 de novembro, de um importante evento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresentará os resultados do bloco temático sobre tempestades no Rio Grande do Sul, da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2024.
O estudo analisa a estrutura político-institucional dos governos municipais, com foco neste recorte nos eventos climáticos extremos registrados ao longo de 2024.
A atividade ocorrerá no auditório do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, com apoio da Associação dos Municípios da Zona de Produção (AMZOP). A programação inclui uma apresentação geral dos resultados da Pesquisa e a análise sobre como os municípios gaúchos enfrentaram as tempestades, seus sistemas de alerta e os planos emergenciais adotados.
Além do presidente do IBGE, Márcio Pochmann, estarão presentes o diretor-adjunto de Pesquisas do órgão, Vladimir Miranda; a gerente de Estudos e Pesquisas Sociais do IBGE, Vânia Pacheco; o coordenador-geral de Documentação e Disseminação de Informações, José Daniel Castro da Silva; e o pesquisador da Diretoria de Geociências, Higor Lopes Barcelos.
A solenidade contará também com a participação da presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Adriane Perin de Oliveira, e do presidente da AMZOP e prefeito de Seberi, Adilson Adam Balestrin, reforçando a articulação regional e estadual diante dos desafios climáticos recentes.
A Pesquisa
A MUNIC é uma pesquisa anual que reúne informações sobre a estrutura e o funcionamento das administrações municipais brasileiras, permitindo avaliar a organização das prefeituras e o desenvolvimento de políticas públicas em áreas como saúde, educação, planejamento urbano e defesa civil. Nesta edição, um dos destaques é o estudo sobre o evento climático severo registrado no Estado, identificando municípios atingidos, sistemas de alerta utilizados e a existência de planos de contingência.
Participam da apresentação:
Vladimir Miranda, diretor-adjunto de Pesquisas do IBGE;
Vânia Pacheco, gerente de Estudos e Pesquisas Sociais do IBGE;
José Daniel Castro da Silva, coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE;
Felipe Cronemberger, pesquisador da Diretoria de Geociências do IBGE.