Geral
Atualizado em 13/10/2022 às 15:45
IBGE FW pede colaboração da população para coleta do Censo 2022
Em Frederico Westphalen aproximadamente 20 recenseadores fazem a coleta na cidade
Considerada a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País, o Censo Demográfico deste ano teve início em agosto e tinha como previsão de encerramento de coleta o mês de outubro, mas foi prorrogado até dezembro. A última edição coletada foi no ano de 2010.
Desde o início dos trabalhos desta edição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem encontrando algumas dificuldades, entre elas, o recrutamento de recenseadores.
Na Unidade do IBGE de Frederico Westphalen, a qual atende 14 municípios da região, não está sendo diferente. Em entrevista ao Grupo Chiru na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, o coordenador da agência do IBGE de Frederico Westphalen, Cleovane Selbach, e o coordenador de subárea, Léo Augusto de César, deram um parecer de como está sendo o trabalho na região.
De acordo com Cleovane, vários municípios da região estão com bom andamento, assim como outros, estão em atraso. “Nós estamos com o município de Caiçara já coletado, inclusive, estamos fazendo uma campanha buscando pessoas que por algum motivo possam ter ficado de fora. Outros municípios já estamos indo para a reta final, como é o caso de Iraí, que já está com todos os setores coletados ou finalizando a coleta”, destaca. De acordo com ele, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Palmitinho, Pinheirinho do vale e Seberi já estão com os setores distribuídos.
Outros municípios demandam uma atenção maior, inclusive, um reforço na equipe, como é o caso de Cristal do sul, Ametista do Sul e Planalto. “São municípios onde os dados podem ser coletados durante um mês de trabalho, mas depende de ter uma equipe completa. Estamos estudando a possibilidade de novas contratações nesses municípios e do deslocamento do pessoal que já está trabalhando em outras áreas para ajudar lá e dar uma maior agilidade”, enfatiza Léo.
Em Frederico Westphalen aproximadamente 20 recenseadores fazem a coleta na cidade. A contratação prevista inicialmente era de 30 agentes para realizar o trabalho, número que nunca foi atingido. Um obstáculo encontrado pelos recenseadores na cidade é a dificuldade de contato com as pessoas que moram em prédios. “A coleta vai muito bem nos bairros e na parte rural da cidade, mas agora quando estamos trabalhando mais no centro, estamos tendo essa dificuldade de conseguir tanto entrar no prédio, como conseguir encontrar as pessoas em casa”, salienta o coordenador.
O IBGE Frederico Westphalen pede o apoio da população para que facilitem a atuação dos recenseadores. “Pedimos que seja conferida a caixa de correio, caso os agentes deixem aviso e que entrem em contato com o recenseador para agendar a visita e preenchimento do formulário”, finaliza.
Dúvidas podem ser tiradas no posto de coleta do IBGE FW, localizado na antiga Receita Estadual ou no (55) 3744-3043.